Alunos do UniSenai PR transformam passarela do Boqueirão Fashion 2025 em celebração da arte popular

Evento apresentou criações que unem cultura, identidade e o olhar inovador de futuros designers

O Boqueirão Fashion 2025 encerrou sua 9ª edição transformando a Rua da Cidadania do Boqueirão no grande palco da moda curitibana. Durante quatro dias de evento, de 28 de julho a 1º de agosto, o público pôde acompanhar uma programação intensa que envolveu desfiles, oficinas, cursos e atividades voltadas para crianças, adultos e apaixonados por moda.

Ao todo, foram 15 desfiles que contaram com a participação de mais de 256 designers e a apresentação de cerca de 300 looks autorais, levados à passarela por 80 modelos. Entre as atrações do dia 1º de agosto, o desfile dos alunos do UniSenai PR foi um dos pontos altos da programação, mostrando que a moda pode ser democrática e profundamente conectada à cultura local.

Foto: Jean Arbaiter

Jonas Rocha, professor de Design de Moda do UniSenai e mentor do projeto, destacou que a experiência é enriquecedora e única para os estudantes. Segundo ele, as expectativas para o evento são elevadas, já que os alunos têm a chance de vivenciar, na prática, o cotidiano de um designer de moda – algo que nem sempre ocorre durante a graduação. O processo criativo, conforme explicou, teve como inspiração a arte popular de Curitiba e envolveu encontros dedicados ao estudo de formas, palavras, texturas, cores e artistas locais. “Oferecemos toda a mentoria necessária para que eles pudessem desenvolver as peças e, agora, apresentamos à comunidade o resultado dessa criação coletiva”, completou.

Valorização do trabalho manual e artesanal

Já Andrea Schieferdecker, coordenadora do curso de Tecnologia em Design de Moda do UniSenai PR, ressaltou o caráter inovador e democrático do projeto. “Selecionamos alunos que demonstraram interesse e propuseram conexões entre moda e arte popular. O resultado é um desfile que traduz referências urbanas, como a xilogravura, cenas cotidianas — como uma noiva que entra no biarticulado ou alguém que carrega frutas na feira —, e expressões de artistas populares curitibanos. São criações que unem arte popular, vida urbana e design de moda”, explicou.

Foto: Jean Arbaiter

Para as alunas Sarah Carlotto e Letícia Sequinel, que desenvolveram um look inspirado na aldeia urbana Kakané Porã, a pesquisa foi o pilar do projeto. “Não existe moda sem pesquisa. Foi ela que nos permitiu compreender a cidade, as culturas presentes e as histórias que queríamos contar”, disseram. As estudantes destacaram que o desfile, cujo tema foi Quem é convidado para essa festa?, buscou dar visibilidade a povos e culturas muitas vezes invisibilizados no cenário da moda. “Queríamos quebrar a ideia de que moda é elitizada. A moda é democrática, e nossas peças trazem essa reflexão, além de valorizarem o trabalho manual e artesanal, carregado de afeto e identidade.”

Todo o talento e criatividade apresentados pelos alunos e demais participantes do evento homenagearam a “Cultura Popular de Curitiba”, evidenciando figuras e elementos marcantes da vida na capital. O Boqueirão Fashion, que nasceu no Boqueirão, hoje ultrapassa fronteiras e se consolida como um dos maiores encontros de moda gratuitos do país. Com a participação e dedicação de centenas de profissionais envolvidos direta e indiretamente na produção, o evento cresce a cada edição e se firma como símbolo de união, inclusão e valorização cultural.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR