Fiep lança projeto Paraná4Business e fortalece parcerias internacionais no V Seminário de Negócios Internacionais 

Evento realizado em Curitiba apresentou novas estratégias para internacionalização da indústria paranaense, lançou o projeto Paraná4Business e firmou acordo com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (13), o Paraná4Business, iniciativa estratégica voltada à atração de investimentos internacionais e à promoção de oportunidades de negócios para empresas paranaenses. A apresentação integrou a programação do V Seminário de Negócios Internacionais, realizado em parceria com o World Trade Center Curitiba, reunindo lideranças empresariais, investidores e representantes de entidades nacionais e internacionais. 

O projeto foi anunciado por Higor de Menezes, gerente de Relações Internacionais da Fiep, que ressaltou o papel da rede de unidades da federação no interior do Estado como ponto de conexão direta entre empresários e oportunidades globais: 

A federação vem trabalhando também com o nosso sistema dentro do interior do Paraná, através das nossas casas, o Espaço Fiep. Esse será o ponto de contato da nossa equipe técnica com os nossos empresários e industriais, para que tenham acesso a essas oportunidades. A conectividade amplia a capilaridade, mas a federação está presente em todo o estado, e o projeto Paraná4Business irá utilizar essa estrutura para alcançar quem tem interesse em receber investimento estrangeiro”, afirmou. 

A plataforma pode ser acessada pelo link Parana4Business 

Cooperação Brasil-Japão 

A data também foi marcada pelo ato oficial de assinatura do memorando de cooperação entre a Fiep e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão no Paraná. A parceria tem como objetivo fortalecer a relação entre o Estado e o Japão, ampliando o intercâmbio comercial e tecnológico, com foco na transferência de conhecimento, inovação industrial e abertura de mercados para produtos e serviços paranaenses. 

Painéis de alto nível 

O dia começou com o Painel 6 – Tendências e perspectivas em investimentos internacionais, mediado por Daniella Abreu, presidente do World Trade Center Curitiba. O debate contou com a participação de Ernesto Meyer (BTG Pactual), Marcel Malczewski (Quartzo Capital), Vinícius Dutra (Método Dutra) e Gilberto Peralta (Conselho da Airbus Brasil), que discutiram as movimentações globais no cenário de investimentos e estratégias para captação de capital estrangeiro. 

Após o lançamento do Paraná4Business, o Painel 7 – Desafios e oportunidades na logística internacional reuniu Marcelo Seiki (DAF Caminhões), Rafael Stein Santos (Terminal de Contêineres de Paranaguá) e Ricardo Arten (Porto de Itapoá), sob mediação de João Arthur Mohr, superintendente da Fiep. As discussões abordaram gargalos e soluções para otimizar a infraestrutura e a eficiência logística brasileira. 

No período da tarde, o Painel 8 – Inteligência artificial aplicada aos negócios internacionais trouxe reflexões sobre como tecnologias emergentes podem impulsionar a competitividade global. Mediado por Fabiano Scheer Hainosz (Senai PR), contou com a participação de Brahim José Málaque Neto (QualityStorm), Diego Ramos (Teltec Solutions) e Leonardo Prado (Logcomex). 

O Painel 9 – Nó em pingo d’água: inovação em fábricas para competir globalmente, mediado por Guido Petinelli (Petinelli Inc.), apresentou cases e insights de Celso Tacla (Valmet South America), Eduardo Ghelere (Ghelere Transportes) e Felipe Fontana (Grupo Boticário), evidenciando estratégias para a indústria brasileira alcançar padrões internacionais de excelência produtiva. 

Encerrando a programação técnica, o Painel 10 – Certificado de origem na exportação: maximizando benefícios nos acordos internacionais destacou oportunidades para ampliar margens de competitividade no comércio exterior, com contribuições de Vitória Ramos (Confederação Nacional da Indústria – CNI), Thalis Rafael F. Silva (MDIC) e Marina Egydio (International Chamber of Commerce), sob mediação de Marcia Demorath, coordenadora do Certificado de Origem da Fiep. 

Reconhecimento e networking 

A jornada foi encerrada com o anúncio do novo prêmio Destaques do Ano em Negócios Internacionais, apresentada por Higor de Menezes e Hiago Tavares, enquanto João Arthur Mohr e Daniella Abreu fecharam o evento. Em seguida houve a  apresentação cultural do Coral Vox, do Sistema Fiep, e do evento de networking Happy Comex, no Âmbar Bar e Restaurante. 

O V Seminário de Negócios Internacionais segue até o dia 14 de agosto. A programação do último dia é restrita a empresas e entidades convidadas, reforçando o caráter estratégico do evento e reafirmando o papel do Paraná como protagonista no cenário global, ampliando conexões e fortalecendo a indústria do Estado. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR