
As transformações no sistema tributário brasileiro estão no centro dos debates estratégicos de diversos segmentos industriais. No setor moveleiro, não é diferente. Por isso, o Congresso Nacional Moveleiro 2025, que acontece nos dias 1 e 2 de outubro, no Campus da Indústria, em Curitiba, trará um painel especial para discutir os impactos da Reforma Tributária sobre a cadeia produtiva moveleira.
O painel será conduzido por Victor Hugo S. Rocha, representante jurídico do setor, e contará com a participação do advogado tributarista Alberto Carbonar, e de Alexandre Tortato, Consultor Tributário da Fiep. A proposta é analisar as principais alterações previstas na reforma — como a substituição de tributos, mudanças nos regimes especiais e os reflexos diretos na fabricação, distribuição e comercialização de móveis no Brasil.
Segundo os organizadores, o objetivo é esclarecer dúvidas e apresentar caminhos para adaptação da indústria ao novo ambiente legal, com foco na redução de inseguranças jurídicas e na antecipação de riscos fiscais.
“Minha participação no Congresso seria um convite à ação e ao planejamento, transformando a complexidade da reforma em um roteiro claro para a sustentabilidade e o crescimento da indústria moveleira brasileira. O objetivo é que cada participante saia com um entendimento aprofundado e um plano de ação concreto para enfrentar essa nova era”, destaca Alberto Carbonar.
O tema integra a programação técnica da 12ª edição do Congresso, que já tem nomes como Luiza Helena Trajano, Marcelo Prado, Caio Megale e João Appolinário confirmados. Além dos debates, o evento contará com uma nova edição da Casa Conceito, que neste ano propõe o tema “O ambiente no combate à solidão: como o espaço pode incentivar a convivência, a saúde e o bem-estar.”
📅 As inscrições para o Congresso Nacional Moveleiro 2025 são gratuitas e já estão abertas.
📍Confira a programação completa e garanta sua vaga: Fiep – Congresso Nacional Moveleiro 2025
