Computação em Nuvem: aluno do Senai Londrina é destaque na etapa nacional da WorldSkills

Gabriel Gobato reforça a tradição do Senai Londrina, que também comemora Medalha de Excelência em Tecnologias Web

O aluno Gabriel Henrique Gobato de Oliveira, do Curso Técnico em Informática do Senai Londrina, foi um dos grandes destaques do Paraná na primeira semana de competições da etapa nacional da WorldSkills. A maior e mais importante competição de profissões técnicas do mundo.

Gabriel conquistou todos os índices necessários e está entre os três melhores alunos técnicos do Brasil na área da Computação em Nuvem, segundo o ranking da WorldSkills 2025.

Agora, ele está convocado para a cerimônia de encerramento da etapa nacional do mundial de profissões, marcada para o dia 28 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), quando será revelada a cor da sua medalha.

foto: Senai Paraná

Gabriel, que competiu na ocupação #53 Computação em Nuvem, dá continuidade a uma história de excelência construída pelo Senai Londrina na modalidade. Antes dele, Thiago Rocha de Araújo representou o Brasil no último mundial, em Lyon, e Leandro Ribeiro Moreira foi vice-campeão mundial em 2019, na Rússia, na mesma ocupação.

É uma sensação de realização muito grande ver todo o treinamento e estudo aplicados na prova trazendo resultado. Representar o meu estado e a minha cidade nesse nível é algo especial e muito gratificante”, afirma Gabriel Henrique Gobato de Oliveira.

Se Gabriel conquistar o ouro ele vai levar o nome do Senai Paraná como o grande representante do Brasil na ocupação #53 Computação em Nuvem, durante o mundial de profissões técnicas marcado para acontecer em 2026 em Shanghai, China.

Começamos muito bem essa edição. Estamos imensamente felizes com esse resultado! Ele é o reflexo do trabalho árduo e dedicado de uma equipe que ama o que faz. Esse pódio representa a excelência na nossa preparação, que vai desde os aspectos técnicos até as habilidades emocionais, psicológicas e comportamentais, que oferecemos aos nossos competidores. E vêm mais por aí!”, destaca Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills.

Senai Londrina também conquista Medalha de Excelência em Tecnologias Web

Além do desempenho de Gabriel, o Senai Londrina também foi destaque com a conquista da Medalha de Excelência na ocupação #17 Tecnologias Web. O aluno Miguel Eleotério Vieira, do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, recebeu o reconhecimento após enfrentar competidores de 10 estados em uma das áreas mais estratégicas da atualidade.

Receber a Medalha de Excelência é uma grande honra. Mesmo sem conquistar o primeiro lugar, é muito gratificante ver nosso esforço reconhecido. Foram muitas horas de dedicação, noites sem dormir e muito empenho para chegar até aqui. Por isso, essa condecoração é maravilhosa: mostra que todo o trabalho valeu a pena e nos motiva a continuar buscando sempre mais”, diz Miguel.

A Medalha de Excelência é concedida aos participantes que alcançam desempenho acima do padrão internacional de qualidade, comprovando dedicação e alto nível técnico, mesmo sem classificação direta ao pódio.

Da esquerda para a direita: Miguel Eleotério Vieira, medalha de excelência na #17 – Tecnologias Web e Gabriel Henrique Gobato de Oliveira, que garantiu pódio na #53-Computação em Nuvem. Cor da medalha de Gabriel será revelada em cerimônia de encerramento da etapa nacional da WorldSkills, em Brasília (foto: Senai Paraná)

Paraná segue firme na competição

A etapa nacional da WorldSkills Brasil 2025 continua ao longo do mês de setembro, com disputas presenciais em diversas cidades do país. O Senai Paraná participa em mais de 20 ocupações técnicas, reforçando sua posição de destaque na educação profissional e preparando jovens talentos para os desafios do futuro do trabalho.

Sobre a WorldSkills:

WorldSkills é a maior competição mundial de profissões técnicas, reunindo jovens de até 25 anos em provas de alto nível técnico, com padrões internacionais de qualidade. Criado em 1950, o torneio prepara instituições de ensino e a força de trabalho para os desafios das novas tecnologias.

Brasil participa desde 1983 e é referência na competição. A etapa nacional, como a que está em andamento, define os representantes do país no torneio global.

A última edição, em 2024, aconteceu em Lyon, França, com 1.400 competidores de 69 países. A próxima será em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026, reunindo cerca de 1.300 jovens de mais de 60 países.

Confira o cronograma de competições com presença do Senai Paraná na disputa pela vaga no mundial em Shanghai:

01 a 05 de setembro

#04 Mecatrônica | São Paulo – SP

#06 Tornearia CNC | Santa Bárbara D’Oeste – SP

#07 Fresagem CNC | Santa Bárbara D’Oeste – SP

#09 TI Soluções de Software | São Caetano do Sul – SP

#20 Construção em Alvenaria | Jandira – SP

#32 Confeitaria | São Paulo – SP

#33 Tecnologia Automotiva | São Paulo – SP

#01 Mecânica Industrial | Sertãozinho – SP

#10 Soldagem | Sertãozinho – SP

#18 Instalações Elétricas | Sertãozinho – SP

#52 Tecnologia Laboratorial Química | Sertãozinho – SP

#62 Tecnologias de Energia Verde | Sertãozinho – SP

08 a 12 de setembro

#21 Sistemas Drywall | Betim – MG

#48 Indústria 4.0 | Contagem – MG

23 a 28 de setembro

Centro de Convenções Ulysses Guimarães | Brasília – DF

#08 Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

#12 Revestimentos Cerâmicos

#16 Eletrônica

#19 Controle Industrial

#23 Robótica Móvel Autônoma

#31 Tecnologia da Moda

#50 Arte Digital 3D para Jogos

#54 Segurança Cibernética

#55 Tecnologia da Água

#57 Manufatura Aditiva

#58 Construção Digital – BIM

#59 Tecnologia em Design Industrial

#60 Tecnologia Optoeletrônica

#63 Integração de Sistemas Robóticos

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR