
O Parque Tecnológico da Indústria recebeu hoje, 2 de setembro, a entrega oficial de um Renault Zoe, veículo 100% elétrico, que será utilizado em atividades de educação profissional e em projetos de pesquisa aplicada no Senai Paraná. A iniciativa reforça a parceria entre Renault, Sistema Fiep e Senai na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade do futuro.
O evento contou com a presença de representantes da Renault, do Sistema Fiep e do Senai Paraná, incluindo Fabiane Franciscone, diretora regional do Senai Paraná; Evaldo Kosters, diretor da Fiep, representando o presidente Edson Vasconcelos; Fabiano Scheer Hainosz, gerente sênior de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná; Paulo Roberto Dantas Marangoni, diretor do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica; além de Antônio Fleischmann, vice-presidente de Engenharia da Renault América Latina, acompanhado de executivos da marca.
Representando o Sistema Fiep, Evaldo Kosters reforçou o significado da parceria de longa data com a Renault: “Para nós, do Sistema Fiep, é uma honra manter essa parceria com a Renault, que já vem de longa data, desde a chegada da empresa ao Paraná. É fundamental preservar esse relacionamento, seja no desenvolvimento tecnológico, na qualificação de pessoas, na formação da mão de obra, na defesa dos interesses institucionais ou mesmo na logística do nosso Estado. Receber mais uma vez essa demonstração de confiança da Renault é muito significativo. Assim como a Renault acredita no Sistema Fiep, nós também reconhecemos e apostamos na capacidade da empresa de gerar desenvolvimento e progresso para o Paraná”.

Aperfeiçoamento em veículos elétricos
Durante a entrega, Fabiane Franciscone destacou a importância do veículo para a formação profissional: “Este carro vai ser fundamental principalmente para os nossos alunos, que terão a oportunidade de aprender na prática e se aperfeiçoar para trabalhar com veículos elétricos. Além disso, amplia nossas possibilidades de pesquisa aplicada em baterias e inovação para a indústria”.
O vice-presidente de Engenharia da Renault América Latina, Antônio Fleischmann, reforçou o caráter estratégico da parceria: “Não se trata apenas da entrega de um veículo, mas da demonstração de uma colaboração construída sobre inovação, estudo e pesquisa, sempre em busca de soluções que nos ajudem a construir um futuro mais sustentável”.

Já o diretor do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, Paulo Roberto Dantas Marangoni, ressaltou a relevância do Zoe para projetos voltados à eletromobilidade: “É essencial contar com veículos em teste, pois isso nos permite gerar inteligência a partir dos dados coletados e aplicar esse conhecimento no desenvolvimento de inovações que agregam valor para a indústria e a sociedade”.
Com design moderno e compacto, o Renault Zoe marcou a história da mobilidade elétrica no Brasil ao ser o primeiro veículo 100% elétrico da marca lançado no país, em 2018. Equipado com motor de 135 cv, bateria de 52 kWh e autonomia de até 385 km, o modelo foi descontinuado em 2023, dando lugar à nova geração de elétricos da Renault, como o Megane E-Tech e o futuro Renault 5. Agora, ganha nova função como instrumento de aprendizado e pesquisa, consolidando o compromisso de indústria e instituições de ensino com a inovação e a sustentabilidade.