

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) iniciou nesta quinta-feira (18), com um encontro em Irati, uma nova rodada de oficinas temáticas que dão continuidade aos debates realizados nos Fóruns Regionais da Indústria. Até 10 de outubro, serão realizadas mais sete reuniões, abrangendo todas as regiões do estado, para aprofundar as discussões sobre distritos industriais municipais.
Nas oficinas, organizadas pelos Conselhos Regionais da Fiep e com condução de técnicos e gestores da Federação, a entidade vai levantar as principais demandas dos empresários em relação aos parques industriais já existentes em diferentes cidades. Com isso, pretende contribuir para a priorização das ações necessárias para regularizar ou aprimorar essas estruturas.
Ao mesmo tempo, a Fiep também vai apresentar em todas as regionais uma cartilha elaborada para orientar gestores públicos e lideranças dos municípios sobre os caminhos para a criação de distritos industriais. A publicação traz um passo a passo com todos os procedimentos para a estruturação de espaços que possam tornar as cidades mais atrativas para receber investimentos industriais e ampliar a geração de empregos e renda nas localidades.
Encontro em Irati
Realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), a primeira oficina reuniu aproximadamente 40 empresários industriais e lideranças políticas e da sociedade civil da regional Centro-Sul. No encontro, entre as prioridades apontadas pelos participantes, foram destacadas a necessidade da regularização fundiária dos parques industriais, da melhoria da infraestrutura básica e da criação de uma instância de governança regional.
Entre outras lideranças, a oficina teve as participações do coordenador do Conselho Regional da Fiep no Centro-Sul, Enezito Ruppel, a presidente da Aciai, Samara Coelho, o secretário de Obras de Irati, Raimundo Gnatkowski, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rebouças, Jader Molinari, o presidente da Câmara Municipal de Imbituva, Anderson Neiverth, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e Olarias da Região Centro Sul do Paraná (Sincolsul), Laoni Rampi.
De acordo com os participantes, o evento foi marcado por um debate rico e produtivo, gerando propostas concretas para o fortalecimento dos distritos industriais e para o desenvolvimento regional.
Próximas oficinas
As oficinas temáticas sobre distritos industriais seguem a partir da próxima semana, com as reuniões ocorrendo nas seguintes datas e cidades:
- 23/9 – Londrina (Norte)
- 24/9 – Campo Mourão (Noroeste)
- 30/9 – Ponta Grossa (Centro-Oriental)
- 3/10 – Curitiba (Leste)
- 8/10 – Cascavel (Oeste)
- 9/10 – Pato Branco (Sudoeste)
- 10/10 – Guarapuava (Centro)
Empregabilidade e produtividade
Enquanto já inicia a rodada para debater os distritos industriais, a Fiep também está encerrando as oficinas temáticas sobre empregabilidade e produtividade. Iniciados em agosto, os encontros já passaram por sete cidades, priorizando as ações que devem ser implementadas para ajudar as indústrias a superar os desafios que enfrentam atualmente nessas áreas. O ciclo será encerrado nesta sexta-feira (19), com uma reunião em Guarapuava.
FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP
Faça parte do Canal do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.