
O Data Science Summit 2025, um dos maiores eventos de imersão em Big Data, Data Science e Inteligência Artificial do Brasil, será realizado entre os dias 28 e 31 de outubro, no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba. Durante quatro dias, profissionais, especialistas e empresas terão acesso às mais recentes inovações e tendências que estão redefinindo o uso dos dados em diferentes áreas da sociedade.
Entre os destaques desta edição está a participação do Habitat Mobilidade, que se junta ao time de parceiros estratégicos do evento e promoverá um painel especial com quatro temas inéditos, explorando o impacto da Inteligência Artificial na mobilidade. A programação contará com apresentações de especialistas que vão abordar desde a segurança no trânsito até a interoperabilidade da recarga veicular.
Os temas incluem: “Mobilidade Inteligente: como a IA está transformando a segurança e a eficiência nas estradas”, com Rafael Staiger Bressan (Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação); “Interoperabilidade de recarga veicular: os dados como protagonistas entre rede elétrica, carregador e carro elétrico”, com Valério Mendes Marochi (Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica); “Modelos de Estado e dados avançados para predição da saúde de baterias de veículos elétricos”, com Robson Ferreira da Cruz (Barassa & Cruz Consulting); e “Transição para a Mobilidade Sustentável”, com Zeno Luiz Iensen Nadal (Otsmah LTDA – SUPEN/SEPL-PR).
A programação do Data Science Summit 2025 contará ainda com palestras de especialistas internacionais, duas mesas-redondas diárias com os conferencistas, além de espaços voltados ao networking e à geração de negócios. O encontro já se consolidou como ponto de convergência para profissionais que trabalham com grandes volumes de dados, gestores públicos e privados, cientistas de dados, engenheiros de machine learning e especialistas em inovação tecnológica.
O objetivo é fomentar a troca de experiências, estimular novos projetos e oferecer insights valiosos sobre como a Ciência de Dados pode apoiar tanto a construção de cidades inteligentes quanto o desenvolvimento de modelos de negócios mais sustentáveis.
O evento tem como parceiros estratégicos o TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná, o Governo do Estado do Paraná e a Fundação Araucária, além de contar com o engajamento de empresas e instituições que reconhecem a ciência de dados como vetor de transformação econômica e social.