

Evento mapeou cinco prioridades para aumentar a conectividade do Litoral paranaense. (Foto: Divulgação Fiep)
Paranaguá recebeu ontem (18/9) a Oficina de Conectividade no Litoral Paranaense, promovida pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O encontro reuniu lideranças empresariais, autoridades públicas e especialistas para debater avanços, gargalos e estratégias para ampliar a infraestrutura digital no litoral do Estado.
A iniciativa aconteceu na sede da Cotriguaçu e colocou a conectividade como insumo essencial ao desenvolvimento econômico, social e cultural. Além de Paranaguá, cidades turísticas como Antonina, Morretes e Guaraqueçaba ainda enfrentam falhas e ausência de cobertura, o que afeta setores como turismo, logística e agricultura.
Desafios e oportunidades
Durante o encontro, foi apresentado o Mapa de Conectividade, que mostra bons indicadores no cenário urbano, mas ainda revela lacunas nas áreas rurais. Em 2023, apenas 51% do território rural do Paraná tinha acesso à internet; este ano, o índice subiu para 61% com a instalação de centenas de torres.
No litoral, os números ainda são desafiadores: apenas 6% da população está coberta por 5G, enquanto 57% acessam o 4G. Os participantes também ressaltaram a importância da aprovação da Lei das Antenas, vista como estratégica para viabilizar a expansão da rede e atrair investimentos.
As mesas de trabalho apontaram cinco prioridades para a região, como torres de telefonia nas ilhas, sinal contínuo nas rodovias de acesso ao litoral, conectividade estável para turismo e economia local, melhora na qualidade da internet e inclusão digital em comunidades isoladas da serra.
Caminhos para a expansão
Representantes do governo estadual destacaram programas em andamento, como o Paraná Conectado e o Programa de Conectividade Rural, que prevê 964 novas torres até 2026, sendo 53 delas destinadas ao litoral.
Para o vice-presidente da Fiep, Helio Bampi, que coordena o Conselho Temático de Telecomunicações, o encontro marcou o início de uma agenda estruturada: “O panorama apontado será avaliado e servirá de base para a continuidade dos trabalhos. Essa jornada que está começando será fundamental para a construção de um plano de ação consistente para o litoral do Paraná”, afirmou.
Bampi destacou ainda que a meta em discussão é ambiciosa. Mais de 1.700 torres de conectividade no Estado até o próximo ano, com cobertura prevista para mais de 90% do território rural produtivo. “O encontro foi produtivo, tivemos uma boa qualidade de contribuições e propostas apresentadas”, avaliou.
Entre os parceiros da iniciativa estão o Governo do Estado, prefeituras do litoral, operadoras de telecomunicações, universidades, cooperativas, empresas portuárias e a Marinha do Brasil. Para a Fiep, a oficina inaugura um processo de governança coletiva em que a entidade se propõe a representar e articular as demandas regionais em prol da competitividade da indústria e da inclusão digital.