
A Vetrii, uma das empresas que integram o Parque Tecnológico da Indústria, avança junto ao Tecpar na tokenização de veículos no Paraná. O tema tem sido pauta de diversas reuniões realizadas em setembro, reunindo representantes do Tecpar, do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e de parceiros financeiros e tecnológicos.”
A proposta prevê a criação de um Passaporte Veicular Digital, ou seja, um token único para cada veículo em blockchain, reunindo informações criptografadas e imutáveis. Esta tecnologia permite funcionalidades como financiamentos digitais e a transferência de propriedade de forma mais ágil e segura.
Na prática, cada automóvel é representado como um ativo digital com histórico completo e rastreável. A solução tem potencial para reduzir fraudes em quilometragem, laudos adulterados e omissões de dados, ampliando a confiabilidade das negociações no mercado automotivo.

O projeto também contempla a realização de pilotos técnicos para validar o fluxo de registro e transferência de veículos em ambiente digital. “Para os cidadãos, os benefícios incluem maior agilidade, segurança nas transações e redução de custos informais. Já para o ecossistema automotivo, a integração de dados confiáveis ao longo da vida útil dos veículos cria oportunidades para novos serviços e modelos de negócio”, afirma Fabiano Falvo, CEO da Vetrii.
O ecossistema do Senai Paraná, através do Habitat de mobilidade, tem sido diferencial para a Vetrii. Proporcionando acesso a redes colaborativas, grupos transversais de trabalho e programas de apoio. A iniciativa consolida o Paraná como referência nacional em inovação, competitividade industrial e transformação digital.