
O time do Senai Paraná está pronto para a última fase da etapa nacional da WorldSkills (WS), a maior e mais importante competição de profissões técnicas do mundo, que acontece de 24 a 28 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF.
Historicamente, o Senai Paraná figura sempre entre os três melhores do Brasil no ranking nacional da competição e este ano não espera fazer diferente.
Para as disputas na capital federal, o Senai Paraná vem com tudo, competindo de igual para igual com outros 19 estados brasileiros em 14 diferentes profissões técnicas, todas em linha com as demandas da indústria moderna.
Aqueles que conquistarem o primeiro lugar no pódio (medalha de ouro), farão parte da delegação do Brasil, garantindo a vaga para representar o país na 48ª edição da WorldSkills, marcada para acontecer em 2026 na China.
Entre os jovens exemplos paranaenses que seguem com tudo nas disputas aqui em Brasília está Silvio Emanoel Expedito Lechinovski, de apenas 19 anos, que compete na ocupação #16 – Eletrônica.
“Está sendo uma ótima experiência participar da WorldSkills e espero que os resultados estejam de acordo com as expectativas. Eu sou uma pessoa que gosta bastante de eletrônica, então aqui me sinto apoiado justamente naquilo que eu gosto de estudar e que quero aplicar no meu futuro profissional”, diz Silvio, egresso do curso técnico em Mecatrônica no Senai Dr. Celso Charuri, em Curitiba.

Silvio mora em Quitandinha, município distante cerca de 70 km de Curitiba, e gasta em média 4 horas por dia – entre a ida e a volta de casa até o Senai, para estudar e treinar para a competição.
O jovem talento já está contratado por uma multinacional e segue os passos e o legado deixado pelo campeão mundial Gabriel D’Espíndula, egresso do Senai Paraná que conquistou a medalha de ouro em 2011, em Londres, e se tornou o melhor do mundo em Eletrônica, segundo o ranking da WorldSkills daquele ano. Para Silvio, essa referência é inspiradora.
“Vi muito a história do Gabriel. Quando achei a placa de eletrônica dele no Senai, escrito o nome dele, já mandei foto para o meu professor e corri atrás de saber tudo da carreira dele. É uma história muito inspiradora”, comenta.
Senai Paraná já conquistou três medalhas de excelência e sete colocações para pódio
Organizada em quatro fases, as seletivas da etapa nacional da WS iniciaram no final do mês de agosto, tendo a quarta e última fase realizada esta semana, de 24 a 28 de setembro, em Brasília.
Até agora, o Senai Paraná já garantiu três medalhas de excelência e sete colocações para pódio – mas com a cor da medalha ainda é um segrego.
Esta informação só será revelada no dia 28 de setembro, durante a festa de encerramento da etapa nacional da WorldSkills. Até lá, o Senai Paraná segue firme na disputa e na torcida para ter representantes do estado na delegação que vai representar o país no mundial do próximo ano na China.
Até o momento, as medalhas de excelência já vieram com:
- Mauricio Donato Martins, aluno do curso técnico em Eletromecânica do Senai União da Vitória, que competiu na #05 Desenho Mecânico em CAD;
- Miguel Eleotério Vieira, aluno do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senai Londrina, que competiu na #17 Tecnologias Web;
- Gabriel Silvestre Bueno, aluno do curso técnico em Eletromecânica, do Senai Ponta Grossa, que competiu na #01 Mecânica Industrial.
Já as sete colocações no pódio – mas com a cor da medalha ainda em segrego, já foram garantidas por:
1. Gabriel Gonçalves de Castro, aluno da Aprendizagem em Mecânico de Manutenção, do Senai CIC – Curitiba, que competiu na #06 Tornearia CNC;
2. Paulo Henrique Verissimo de Carvalho, aluno do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, do Senai em Londrina, que competiu na #09 TI Soluções de Software.
3. Davi da Silva Aleixo Ignacio, do curso técnico em Edificações, do Senai Campus da Indústria – Curitiba, que competiu na #20 Construção em Alvenaria;
4. Kauan Henrique Martinello Nazario, aluno do curso técnico em Manutenção Automotiva, do Senai Cascavel, que competiu na #33 Tecnologia Automotiva.
5. Pedro Henrique Massoquetto Godoy, aluno do curso técnico em Química, do Senai em Colombo, que competiu na #52 Tecnologia Laboratorial Química;
6. Gabriel Henrique Gobato de Oliveira, aluno do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senai Londrina, que competiu na #53 Computação em Nuvem.
7. Leandro Lavezo Junior, aluno do curso técnico em Eletrotécnica, do Senai Maringá CTM, que competiu na #62 Tecnologia de Energia Verde.
As ocupações com a presença do Senai Paraná em Brasília na disputa pela vaga no mundial em Shanghai são:

#08 Desenvolvimento de Aplicativos Móveis | Roberto Henrique Ferreira Corte | Senai Londrina
#12 Revestimentos Cerâmicos | Luan Evangelista Costa | Senai Campus da Indústria – Curitiba
#16 Eletrônica | Silvio Emanoel Expedito Lechinovski | Senai Dr. Celso Charuri – Curitiba
#19 Controle Industrial | Endrew Hiroyuki Kamonzeki | Senai Maringá CTM
#23 Robótica Móvel Autônoma | Celso Gabriel Barbosa e Rayane Milena Pereira Oldoni | Senai Pato Branco
#31 Tecnologia da Moda | Julia Beatriz Ferreira Coelho | Senai Londrina
#50 Arte Digital 3D para Jogos | Lucas Rodrigues da Silva | Senai Dr. Celso Charuri – Curitiba
#54 Segurança Cibernética | Thiago Vinicius da Silva Lima e Gustavo Domingos Rodrigues | Senai Londrina
#55 Tecnologia da Água | Isabella Salvi Kozak | Senai CIC – Curitiba
#57 Manufatura Aditiva | Gabriel Henrique Makoski Martins | Senai CIC – Curitiba
#58 Construção Digital – BIM | Thyago Marcel Amaral de Souza | Senai Campus da Indústria – Curitiba
#59 Tecnologia em Design Industrial | Rafael Ferreira de Aguiar | Senai Dr. Celso Charuri – Curitiba
#60 Tecnologia Optoeletrônica | Kaique William Ventura Camacho | Senai Campo Mourão
#63 Integração de Sistemas Robóticos | Lucas Camilo dos Santos e Samara Estela de Souza | Senai CIC – Curitiba
Assuntos relacionados:
Sobre a WorldSkills
A WorldSkills, maior competição mundial de profissões técnicas, testa habilidades individuais e coletivas de jovens de até 25 anos recém-formados ou que estão cursando a educação profissional. Durante as provas, eles realizam uma série de tarefas de alto nível técnico e dentro de padrões internacionais de qualidade.
O torneio, criado em 1950, é uma oportunidade para os países prepararem as instituições de ensino e a força de trabalho para as novas tecnologias do mundo do trabalho, já que as ocupações e as provas da competição são regularmente atualizadas.
O Brasil teve sua primeira participação em 1983 e é uma das referências no torneio. A seletiva nacional define os competidores que representarão o país no torneio global.
O Senai Paraná tem histórico de bons resultados e já conquistou medalha de ouro no mundial de 2011, em Londres, com o então aluno competidor Gabriel D’Espíndula.
A 47ª edição ocorreu em Lyon, França, de 10 a 15 de setembro de 2024, com a participação de 1.400 competidores de 69 países. A competição abrangeu 62 modalidades, cobrindo uma ampla gama de indústrias e áreas de formação profissional.
A 48ª edição da WorldSkills está programada para ocorrer em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026. Espera-se a participação de aproximadamente 1.300 competidores de mais de 60 países e regiões. Embora o número exato de modalidades ainda não tenha sido divulgado, tradicionalmente a competição abrange mais de 60 ocupações técnicas. Detalhes adicionais serão anunciados conforme o evento se aproxima.