
Começou nesta quarta-feira (24) a etapa final das seletivas nacionais da WorldSkills Brasil 2025, em Brasília (DF). Realizada pelo Senai, um dos cinco maiores complexos privados de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, a WorldSkills Brasil é a maior competição de educação técnica do país. O evento reúne mais de 150 jovens de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal na disputa pelas vagas na delegação que representará o Brasil no mundial de profissões técnicas, em Shanghai (China), em 2026.
Esta é a quarta e última etapa da fase nacional da WorldSkills, iniciada no final de agosto com seletivas online. As etapas seguintes ocorreram em cidades de São Paulo e Minas Gerais, e agora a etapa final chega ao seu momento decisivo em Brasília.
A programação segue até o sábado (27), quando se encerram as provas. No domingo (28) acontece a festa de encerramento e a aguardada divulgação dos resultados e das medalhas.

O Senai Paraná disputa, em Brasília, com 17 competidores em 14 ocupações técnicas, competindo com delegações de 19 estados, além do Distrito Federal.
Durante a cerimônia oficial de abertura, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, destacou o papel estratégico do Senai para a indústria brasileira e para o futuro dos jovens.
“A WorldSkills mostra como a indústria é tecnológica e inovadora. Esse resultado confirma que os cursos do Senai são referência mundial de qualidade e que a indústria brasileira tem compromisso com a excelência e com a formação de profissionais de excelência. Aplicamos tecnologias educacionais para que os nossos jovens possam sonhar com um futuro melhor”, afirmou Alban.
O evento também contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Bregagnoli; do Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira Lima; e do superintendente do Senai Nacional, Felipe Morgado.
Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a homenagem a Anderson Scarlassara, especialista em Desenvolvimento Industrial do Senai e responsável pela primeira medalha de ouro do Brasil na WorldSkills, conquistada em 1995, na ocupação de Tornearia CNC.

Foto: Iano Andrade / SENAI
“O Sistema Indústria realmente transforma vidas. Com tantos cursos oferecidos por todo o país, seja presencial ou online, a formação técnica é um dos melhores caminhos hoje para os jovens, sem sombra de dúvidas”, afirmou Scarlassara, emocionado ao relembrar a trajetória da sua família com o Senai.
Energia contagiante do Paraná marcou o primeiro dia do evento
Se, no calendário oficial da WorldSkills Brasil, a ambientação é o dia que antecede a etapa de provas, para o Senai Paraná ela representa o verdadeiro início da competição. E o grito que ecoou pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães deixou isso claro:
“Ôh, o Paraná chegou! O Paraná chegou! O Paraná chego_oou!”
E foi assim que o Senai Paraná iniciou a quarta etapa da competição. Com entusiasmo, estratégia e confiança. Mais do que testar equipamentos, softwares e máquinas, o dia foi dedicado a se conectar com o ambiente de provas, ajustar os últimos detalhes técnicos e transformar a ansiedade em foco.

Foto: Iano Andrade / SENAI
“Os competidores do Paraná levaram o dia de hoje muito a sério. Tiveram a oportunidade de testar equipamentos, softwares e máquinas, baixar a ansiedade e perceber que está tudo pronto. Estamos confiantes. Nosso time está preparado e vamos mais uma vez em busca de um excelente resultado”, afirmou Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná.
Confira as ocupações com alunos do Senai Paraná competindo em Brasília
#08 Desenvolvimento de Aplicativos Móveis | Roberto Henrique Ferreira Corte | Senai Londrina
#12 Revestimentos Cerâmicos | Luan Evangelista Costa | Senai Campus da Indústria – Curitiba
#16 Eletrônica | Silvio Emanoel Expedito Lechinovski | Senai Dr. Celso Charuri – Curitiba
#19 Controle Industrial | Endrew Hiroyuki Kamonzeki | Senai Maringá CTM
#23 Robótica Móvel Autônoma | Celso Gabriel Barbosa e Rayane Milena Pereira Oldoni | Senai Pato Branco
#31 Tecnologia da Moda | Julia Beatriz Ferreira Coelho | Senai Londrina
#50 Arte Digital 3D para Jogos | Lucas Rodrigues da Silva | Senai Dr. Celso Charuri – Curitiba
#54 Segurança Cibernética | Thiago Vinicius da Silva Lima e Gustavo Domingos Rodrigues | Senai Londrina
#55 Tecnologia da Água | Isabella Salvi Kozak | Senai CIC – Curitiba
#57 Manufatura Aditiva | Gabriel Henrique Makoski Martins | Senai CIC – Curitiba
#58 Construção Digital – BIM | Thyago Marcel Amaral de Souza | Senai Campus da Indústria – Curitiba
#59 Tecnologia em Design Industrial | Rafael Ferreira de Aguiar | Senai Dr. Celso Charuri – Curitiba
#60 Tecnologia Optoeletrônica | Kaique William Ventura Camacho | Senai Campo Mourão
#63 Integração de Sistemas Robóticos | Lucas Camilo dos Santos e Samara Estela de Souza | Senai CIC – Curitiba

Foto: Gilberto Sousa/SENAI
Medalhas de excelência e colocações para pódio
Com as três primeiras fases da etapa nacional da WorldSkills já tendo sido realizadas, o Senai Paraná já garantiu, até agora, três medalhas de excelência e sete colocações para pódio – mas a cor dessas medalhas ainda é um segredo.
Os resultados serão revelados no domingo, 28 de setembro, durante a cerimônia de encerramento. Até lá, o Senai Paraná segue firme na disputa e na torcida para ter representantes do estado entre os que irão compor a delegação brasileira no mundial do próximo ano, na China.
Medalhas de excelência conquistadas até agora:
Mauricio Donato Martins – Curso Técnico em Eletromecânica – Senai União da Vitória – #05 Desenho Mecânico em CAD
Miguel Eleotério Vieira – Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Senai Londrina – #17 Tecnologias Web
Gabriel Silvestre Bueno – Curso Técnico em Eletromecânica – Senai Ponta Grossa – #01 Mecânica Industrial
Colocações no pódio já garantidas:
Gabriel Gonçalves de Castro – Aprendizagem em Mecânico de Manutenção – Senai CIC – Curitiba – #06 Tornearia CNC
Paulo Henrique Verissimo de Carvalho – Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Senai Londrina – #09 TI Soluções de Software
Davi da Silva Aleixo Ignacio – Curso Técnico em Edificações – Senai Campus da Indústria – Curitiba – #20 Construção em Alvenaria
Kauan Henrique Martinello Nazario – Curso Técnico em Manutenção Automotiva – Senai Cascavel – #33 Tecnologia Automotiva
Pedro Henrique Massoquetto Godoy – Curso Técnico em Química – Senai Colombo – #52 Tecnologia Laboratorial Química
Gabriel Henrique Gobato de Oliveira – Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Senai Londrina – #53 Computação em Nuvem
Leandro Lavezo Junior – Curso Técnico em Eletrotécnica – Senai Maringá CTM – #62 Tecnologia de Energia Verde
Sobre a WorldSkills
A WorldSkills, maior competição mundial de profissões técnicas, testa habilidades individuais e coletivas de jovens de até 25 anos recém-formados ou que estão cursando a educação profissional. Durante as provas, eles realizam uma série de tarefas de alto nível técnico e dentro de padrões internacionais de qualidade.
O torneio, criado em 1950, é uma oportunidade para os países prepararem as instituições de ensino e a força de trabalho para as novas tecnologias do mundo do trabalho, já que as ocupações e as provas da competição são regularmente atualizadas.
O Brasil teve sua primeira participação em 1983 e é uma das referências no torneio. A seletiva nacional define os competidores que representarão o país no torneio global.
O Senai Paraná tem histórico de bons resultados e já conquistou medalha de ouro no mundial de 2011, em Londres, com o então aluno competidor Gabriel D’Espíndula.
O Brasil acumula resultados expressivos na competição: são quatro edições consecutivas entre os três melhores do mundo. Na última edição, realizada em 2024, em Lyon (França), a competição abrangeu 62 modalidades, cobrindo uma ampla gama de indústrias e áreas de formação profissional. O evento contou com a participação de 1.400 competidores de 69 países e a equipe brasileira conquistou o segundo lugar geral, ficando atrás apenas da China.
A 48ª edição da WorldSkills está programada para ocorrer em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026. Espera-se a participação de aproximadamente 1.300 competidores de mais de 60 países e regiões. Embora o número exato de modalidades ainda não tenha sido divulgado, tradicionalmente a competição abrange mais de 60 ocupações técnicas. Detalhes adicionais serão anunciados conforme o evento se aproxima.