

O Sistema Fiep e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar) renovaram, por mais três anos, o acordo de cooperação que as instituições mantêm desde 2009 para a promoção de ações que contribuam com o desenvolvimento sustentável. O novo convênio foi assinado pelo presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, e pelo diretor de Divisão do Unitar, Alex Mejia, durante reunião no Campus da Indústria, em Curitiba, nesta quinta-feira (25).
A parceria garante a realização de colaborações técnicas e programas de capacitação com foco no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O principal destaque dessa cooperação é a manutenção, dentro da estrutura do Sistema Fiep, do escritório do CIFAL Curitiba – Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes. Vinculada ao Unitar, a Rede CIFAL tem 33 unidades ao redor do mundo, instaladas sempre em parceria com instituições públicas ou privadas locais.
“Este momento é muito importante para mim. Como um alto funcionário da ONU, creio no valor que tem a rede global CIFAL e a parceria que temos com o Sistema Fiep por muitos e muitos anos”, disse Mejia. “Quero agradecer ao senhor presidente por crer no Unitar e por acolher o CIFAL, e quero agradecer ao diretor pelo trabalho que fazem ele e sua equipe. Para nós, é muito importante, estamos muito agradecidos e quero dizer parabéns pelo excelente trabalho”, completou.
Também participaram da reunião os vice-presidentes da Fiep João Alberto Soares de Andrade e Virgílio Moreira Filho, além dos superintendentes da Fiep, João Arthur Mohr; do Sesi, Hugo Ceron Molina, que acumula a função de diretor-executivo do CIFAL Curitiba; do Senai, Fabiane Franciscone; e do IEL, Alessandro de Castro. Esteve presente ainda Deisi Kusztra, integrante da Divisão de Pessoas e Desenvolvimento do Unitar e presidente da Organização Mundial da Família, que foi a responsável por trazer o CIFAL a Curitiba, em 2003, antes mesmo da parceria com o Sistema Fiep.
Desenvolvimento industrial
Além da assinatura do novo convênio, no encontro desta quinta foram debatidas possibilidades de novas ações conjuntas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável e a internacionalização da indústria do estado. Também foi apresentada ao diretor do Unitar a mobilização que o setor produtivo paranaense, em parceria com o governo do Estado, está promovendo para pleitear que o Paraná seja reconhecido como território de baixo risco ambiental nas normas da União Europeia sobre desmatamento, previstas no EUDR (European Union Deforestation Regulation).
Em sua visita a Curitiba, Alex Mejia também está conhecendo, desde esta quarta-feira (24), diversas estruturas, projetos e serviços desenvolvidos pelo Sistema Fiep em apoio à indústria paranaense e ao desenvolvimento econômico e social do Paraná, em áreas como inovação, qualificação profissional e responsabilidade social, entre outras.
FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP
Faça parte do Canal do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.