
O estudante Pedro Henrique Massoquetto Godoy, aluno do Curso Técnico em Química do Senai Colombo, conquistou a medalha de bronze na ocupação #52 Tecnologia Laboratorial Química da WorldSkills Brasil 2025, a maior e mais importante competição mundial de profissões técnicas.

Este foi o primeiro ano em que a unidade de Colombo participou da competição, e o resultado já colocou a cidade no pódio nacional. A WorldSkills testa as habilidades de jovens de até 25 anos em provas de alto nível técnico e dentro de padrões internacionais de qualidade.
Nesta edição, a etapa nacional, organizada pelo Senai Nacional, reuniu 387 competidores de 23 estados, que disputaram em 46 diferentes ocupações técnicas, distribuídas em seis grandes áreas tecnológicas: Manufatura e Engenharias, Construção Civil, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Criatividade e Design, Transporte e Logística e Tecnologias de Serviços.
O Senai Paraná competiu em 32 ocupações, abrangendo 5 das 6 áreas tecnológicas da competição, e encerrou sua participação com 16 medalhas no total, sendo 3 de ouro, 4 de prata, 4 de bronze e 5 de excelência.
“Minha experiência com a WorldSkills foi incrível, tanto pela parte técnica, que me permitiu desenvolver novas habilidades, quanto pela parte pessoal, onde aprendi a aplicar esses conhecimentos no dia a dia, resolver problemas de forma mais eficiente e me adaptar a ambientes diferentes. Esse processo exige muito esforço e dedicação, mas ser recompensado com uma medalha mostra que tudo valeu a pena. A entrega da medalha foi um momento emocionante, principalmente por ser a primeira vez que minha unidade participou da competição. Conseguimos chegar ao pódio já na estreia, com um terceiro lugar, e isso mostra o potencial que temos para crescer ainda mais nas próximas edições”, afirma Pedro Henrique Massoquetto Godoy.
LEIA TAMBÉM: Senai Paraná encerra WorldSkills Brasil 2025 entre os três melhores do país
A diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone, também celebrou o resultado.
“A delegação do Senai Paraná conquistou um excelente resultado nesta edição da WorldSkills. Nossos alunos foram exemplo em organização, equilíbrio emocional e preparo técnico. Historicamente temos uma representatividade significativa na competição e, mais uma vez, ficamos entre os três melhores no ranking de medalhas e na pontuação geral de todas as ocupações. Isso mostra que estamos no caminho certo e seguimos evoluindo com nossas estratégias de formação profissional, sempre em linha com as demandas da indústria”, afirma Fabiane.
Sobre a WorldSkills Brasil 2025
A WorldSkills Brasil 2025 foi organizada em quatro etapas. A grande final aconteceu em Brasília (DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 24 e 27 de setembro. As seletivas nacionais começaram em agosto, com etapas online e presenciais em São Paulo e Minas Gerais. A cerimônia de encerramento aconteceu neste domingo, 28, sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Brasília.
No total, 387 jovens competidores entre 17 e 23 anos participaram, representando 23 estados em 46 ocupações de nível técnico. Os três primeiros colocados de cada modalidade agora seguem em preparação intensiva, de olho no mundial da WorldSkills 2026, que será realizado em Shanghai, na China.
Sobre a WorldSkills
A WorldSkills, maior competição mundial de profissões técnicas, testa habilidades individuais e coletivas de jovens de até 25 anos recém-formados ou que estão cursando a educação profissional. Durante as provas, eles realizam uma série de tarefas de alto nível técnico e dentro de padrões internacionais de qualidade.
O torneio, criado em 1950, é uma oportunidade para os países prepararem as instituições de ensino e a força de trabalho para as novas tecnologias do mundo do trabalho, já que as ocupações e as provas da competição são regularmente atualizadas.
O Brasil teve sua primeira participação em 1983 e é uma das referências no torneio. A seletiva nacional define os competidores que representarão o país no torneio global.
O Senai Paraná tem histórico de bons resultados e já conquistou medalha de ouro no mundial de 2011, em Londres, com o então aluno competidor Gabriel D’Espíndula.
A 47ª edição ocorreu em Lyon, França, de 10 a 15 de setembro de 2024, com a participação de 1.400 competidores de 69 países. A competição abrangeu 62 modalidades, cobrindo uma ampla gama de indústrias e áreas de formação profissional.
A 48ª edição da WorldSkills está programada para ocorrer em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026. Espera-se a participação de aproximadamente 1.300 competidores de mais de 60 países e regiões. Embora o número exato de modalidades ainda não tenha sido divulgado, tradicionalmente a competição abrange mais de 60 ocupações técnicas. Detalhes adicionais serão anunciados conforme o evento se aproxima.