

Curitiba, 14 outubro de 2025 – O Fórum Empresas com Refugiados, iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, chega ao Paraná com o lançamento do novo Hub de empresas engajadas com a empregabilidade de pessoas refugiadas, o Hub Paraná, graças à parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). A iniciativa tem como objetivo impulsionar o engajamento dos setores da indústria, serviço e comércio na inclusão laboral de profissionais refugiados e migrantes, respondendo as demandas de trabalho das empresas, estimulando a adoção e ampliação de boas práticas corporativas e responsabilidade social, alinhadas com o atingimento dos resultados e objetivos corporativos.
Após a inauguração do primeiro Hub, no Amazonas, em junho, o Paraná é o segundo estado a integrar essa rede empresarial para a empregabilidade, envolvendo diferentes setores da economia. A escolha do Paraná é estratégica: o estado se destaca tanto pelo histórico acolhimento de pessoas refugiadas – com mais de 100 mil refugiados e migrantes registrados – quanto pela forte atuação do setor privado, que já reúne 144 indústrias engajadas no programa Indústria Acolhedora do Sistema Fiep. Além disso, o Estado do Paraná é o segundo no Brasil (após Santa Catarina) no número de pessoas beneficiadas pela estratégia de interiorização da Operação Acolhida: são cerca de 29 mil pessoas venezuelanas distribuídas em dezenas de munícipios paranaenses.
O Hub Paraná será liderado pelo Sesi Paraná, responsável por promover o diálogo entre empresas, compartilhamento de boas práticas na contratação de pessoas refugiadas, apoio a capacitação de gestores e redes de empregabilidade, além de fortalecer as ações inclusivas lideradas pelo setor privado. A participação das empresas é voluntária, gratuita e aberta a todos os setores, incluindo indústria, comércio e serviços que atuam no estado e que desejam ampliar a contratação de pessoas refugiadas.
“O lançamento do Hub Paraná representa um passo concreto para aproximar o setor produtivo das agendas de proteção, inclusão e sustentabilidade. Ao promover o engajamento empresarial em nível local, ampliamos as oportunidades de integração e contribuímos para um ambiente mais acolhedor e inovador, que traz resultados e agrega novos conhecimentos e experiências advindos com os saberes dos profissionais refugiados”, afirmou Davide Torzilli, Representante do ACNUR no Brasil.
“A atuação das empresas nos Hubs Empresas com Refugiados é essencial para fortalecer a inclusão produtiva e a integração socioeconômica de pessoas refugiadas. Por meio da geração de oportunidades e do compartilhamento de boas práticas, o setor privado contribui para soluções sustentáveis e para o desenvolvimento de comunidades mais diversas e resilientes”, comentou Gabriela Rozman, Gerente de Educação e Inclusão Produtiva do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.
O lançamento reforça o compromisso conjunto em promover trabalho decente, diversidade e inclusão, pilares fundamentais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Sobre o Fórum Empresas com Refugiados
Lançado em junho de 2021, o Fórum Empresas com Refugiados já reúne mais de 150 empresas e organizações comprometidas com a inserção de pessoas refugiadas no mercado de trabalho brasileiro, sendo uma iniciativa conjunta entre:
. ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, é uma organização dedicada a salvar vidas, assegurar os direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em todos os continentes, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e apoio para reconstruir suas vidas.
. Pacto Global da ONU – Rede Brasil, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, que orienta empresas em práticas de responsabilidade social; a Rede Brasil conta com mais de duas mil empresas.
Sobre o Sistema Fiep
O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), responsável por iniciativas como o Indústria Acolhedora, promove a empregabilidade e inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no estado. Atua em conjunto com os sindicatos patronais e as instituições Sesi, Senai e IEL para o desenvolvimento industrial sustentável, coordenando, protegendo, representando legalmente e defendendo os interesses dos diversos segmentos industriais nos setores público e privado.
Agenda:
. Lançamento do Hub do Fórum Empresas com Refugiados no Paraná
. Data: 16/10, às 15h00, como parte da programação do Congresso Sesi ODS
. Local: Sesi PR (Campus da Indústria – Marginal Comendador Franco | Avenida, 1341 – Jardim Botânico)
Contatos para a imprensa:
. ACNUR: Miguel Pachioni: pachioni@unhcr.org / (61) 99914-4049
. Sistema Fiep – Sesi PR: Ingrid Cutrim Garcia Leite: ingrid.leite@sistemafiep.org.br
. Pacto Global da ONU – Rede Brasil: patricia.cortes@pactoglobal.org.br