O curitibano Davi da Silva Aleixo Ignacio, aluno do Senai Campus da Indústria, em Curitiba, está em Santiago – Chile, esta semana, representando o Brasil na 6ª edição da WorldSkills Américas.
Considerado o evento de formação técnica e profissional mais importante das Américas, esta edição da WS Américas reúne mais de 300 participantes, entre alunos competidores, professores especialistas e delegados técnicos de 15 países das Américas em 20 modalidades da indústria.

Davi, que compete na ocupação # 20 – Construção em Alvenaria, já conquistou medalha de ouro na etapa nacional da WorldSkills, a maior e mais importante competição de profissões técnicas do mundo, garantindo vaga para representar o Brasil no mundial do próximo ano, na China.
“Sinto um orgulho enorme por tudo o que conquistei até aqui. Agora não represento apenas o meu estado, mas o Brasil. Essa conquista é resultado de muito trabalho, dedicação e treinamentos intensos. É uma alegria imensa poder viver essa experiência e mostrar a força da nossa profissão em uma competição de alto nível como a WorldSkills Américas”, diz Davi.
A delegação do Brasil na WorldSkills Américas conta no total com 25 competidores organizados entre os estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, disputando em 19 ocupações voltadas para a indústria.
Além de Davi, o Senai do Paraná leva para o Chile, integrando a delegação do Senai Nacional, os alunos competidores Kauan Henrique Martinello Nazario, do Senai Cascavel, competindo na #33 – Tecnologia Automotiva e Leandro Lavezo Junior, do Senai Maringá, competindo na # 62 – Tecnologia de Energia Verde.
A expectativa é grande e muito mais do que medalhas, a grande experiencia está na troca de conhecimentos e oportunidades que eventos como este podem representar na vida destes jovens.
“Esta conquista é fruto direto do empenho, da dedicação e do apoio constante de toda a equipe envolvida. Agora seguimos juntos, com a mesma energia e união, torcendo para que nossos alunos brilhem mais uma vez e mostrem ao continente o alto nível da formação profissional do Senai Paraná”, destaca Marcos Pires, Delegado Técnico do Senai Paraná para a competição.
Além do Brasil, participam das WorldSkills Américas alunos do Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Bolívia e Barbados. Esta edição também conta com China, Croácia e Coreia como países observadores.
A competição será realizada em um formato que estimula a colaboração e o trabalho em equipe entre os diversos atores do setor de educação profissional, incluindo competências técnicas inovadoras e relevantes para o mercado de trabalho atual, como Tecnologia Optoeletrônica, Indústria 4.0, Usinagem CNC e Sistemas de Energia Renovável.