
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lidera, nesta semana, uma missão com o objetivo de conhecer boas práticas adotadas em alguns dos maiores e mais eficientes portos da Europa. O objetivo é reunir subsídios técnicos para reforçar a atuação da entidade na defesa do aprimoramento da infraestrutura portuária paranaense, área vital para garantir a competitividade internacional do setor produtivo do estado.
O primeiro compromisso da missão ocorreu nesta segunda-feira (3), com uma visita ao London Gateway Port, um dos principais terminais de contêineres do Reino Unido. Operado pela Dubai Ports World – grupo com presença em 80 países e responsável por 10% da movimentação mundial de contêineres –, o porto britânico impressiona pela eficiência logística e capacidade operacional. Atualmente, o terminal movimenta cerca de 3 milhões de TEUs (unidade padrão de contêineres), com capacidade instalada para 3,6 milhões. Com novos investimentos, a projeção é atingir mais de 5 milhões de TEUs nos próximos anos.
Entre os destaques observados pela comitiva estão o alto nível de automação nas operações rodoviárias e ferroviárias. O tempo médio de permanência dos caminhões no terminal é de apenas 35 minutos, graças a um sistema altamente automatizado que inclui controle de entrada, verificação de cargas e movimentação dos contêineres. Além disso, o terminal conta com sete linhas férreas paralelas, cada uma com 750 metros de extensão. Atualmente, o modal ferroviário representa 30% da movimentação de cargas no porto, com tendência de crescimento nos próximos anos.

Próximos compromissos
A missão segue agora para o porto de Rotterdam, na Holanda – o maior da Europa – e, posteriormente, para o porto de Antuérpia, na Bélgica. Nessas visitas, o grupo busca referências em inovação, logística e governança portuária. Além disso, em Bruxelas, capital belga, estão previstas reuniões com a missão brasileira junto à Comunidade Europeia para tratar de temas estratégicos para a indústria paranaenses, como o acordo Mercosul-União Europeia e a EUDR (European Union Deforestation Regulation), nova legislação europeia que determina que produtos exportados à União Europeia estejam livres de desmatamento.
A comitiva paranaense é liderada pelo presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, contando ainda com as participações do diretor Paulo Roberto Pupo, que coordena o Conselho Temático de Negócios Internacionais; o vice-presidente Roni Junior Marini, que coordena o Conselho Setorial da Indústria da Madeira; e o superintendente João Arthur Mohr.
Também integram o grupo o superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Nelson Costa; o superintendente da Cotriguaçu, Gilson Luiz Anizelli; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), Juliano Vieira de Araujo; e o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e idealizador do projeto Destrava Logística, que tem o objetivo de buscar soluções para obras de infraestrutura que estejam paralisadas devido a ações judiciais.
FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP
Faça parte do Canal do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.