PIB turbinado pelo gasto público trará consequências desastrosas ao país, alerta Fiep

Para a Federação, equívocos na condução econômica são o principal motivo para que taxa de juros siga elevada, o que compromete o futuro do Brasil

Sede do Banco Central, em Brasília: nesta quarta (28), Comitê de Política Monetária decidiu pela manutenção da taxa básica de juros em 15% ao ano (Foto: Gilberto Sousa/CNI)

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) considera que a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em patamares elevados, atualmente em 15% ao ano, é um sinal claro de que o setor produtivo brasileiro está sendo punido pela falta de competência na condução da política econômica do país.

Para a Fiep, o principal problema é a estratégia do governo federal de sustentação do crescimento do PIB nacional por meio do gasto público descontrolado e pouco eficiente. Exemplo claro da ineficiência dessa expansão fiscal é o aumento de custos com políticas sociais equivocadas, que não entregam a efetiva recuperação ou inserção social do beneficiário ao emprego e renda, que seria o caminho para a manutenção de um crescimento sustentado em longo prazo.

Mais do que isso, o total descaso e a ausência de uma boa gestão do gasto público faz com que o governo federal recorra, frequentemente, ao aumento desfreado dos tributos, levando o setor produtivo à exaustão. Outro fator preocupante é a deterioração da gestão e do desempenho de estatais e outras empresas em que o governo tem participação acionária. Como essas companhias têm peso expressivo na atividade econômica, seus resultados negativos acabam influenciando a formação de expectativas, o que contribui para uma atitude ainda mais prudencial da autoridade monetária.

Tudo isso, somado ainda a outros equívocos na política econômica que causam um crescimento exponencial da dívida pública, leva à manutenção da taxa Selic em níveis elevados, o que desestimula investimentos e é mais um elemento para que o país não consiga crescer por meio da geração de riquezas, empregos e renda.

No entendimento da Fiep, todo esse panorama leva a uma única conclusão: o setor produtivo não conseguirá sustentar essa falta de competência, que causa profundos danos ao futuro do Brasil.

FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP 
Faça parte do Canal do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao. 
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR