
Com o objetivo de despertar o interesse pelas diversas profissões industriais, o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, promove a 11ª edição do Mundo Senai nos dias 21 e 22 de novembro. “Durante o evento abrimos as portas de unidades em todo o estado para convidar a comunidade para saber mais sobre a nossa formação profissional com uma programação especial”, conta Vanessa Frason, gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep.
Gratuito e aberto ao público, no Sudoeste do Paraná acontecerá em seis unidades: Ampére, Capanema, Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco e Dois Vizinhos.
Em Ampére haverá minicursos de Inclusão Tecnológica para Idosos; Desenvolvimento de Jogos Digitais; robótica básica – Montagem e Programação e Elétrica aplicada a acionamento de motores. Em Capanema, palestra Aprendizagem Industrial Presencial e EAD e os minicursos de robótica e de jogos digitais. Em Francisco Beltrão, palestras e workshops sobre energia solar fotovoltaica, tendências em lavagem jeans e modelos de negócios inovadores.
Em Palmas, as atividades serão sobre os temas Geração de Energia com Sustentabilidade e Indústria 4.0, Criatividade e Inovação. Em Pato Branco haverá workshop sobre Programação e Robótica, abordando robótica Lego, automação industrial e eletrônica. Já em Dois Vizinhos, os destaques são os minicursos de Elétrica Básica, Ferramentas da Qualidade, Robótica; Segurança do Trabalho, Solda, Inclusão digital, além dos workshops de Educação Empreendedora e Cidadania (Canvas), Pitch e Indústria 4.0.
Voltado para estudantes e empresários, o evento pretende facilitar a escolha profissional, estimular a interação entre alunos e fomentar as parcerias entre indústrias e a instituição.
Estes são apenas alguns exemplos da extensa programação de cada unidade, que está completa aqui: evento.mundosenai.com.br.
De acordo com uma pesquisa da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os alunos egressos do Sistema Fiep têm mais empregabilidade; mais chances de ascender na carreira; estão satisfeitos com o setor industrial e ainda têm expectativas alinhadas com as do mercado de trabalho. Três mil, quinhentos e oitenta e três alunos egressos do Sesi, Senai e Faculdades da Indústria que finalizaram os cursos de 2015 a 2017, e 1069 externos foram entrevistados. De acordo com o estudo, ex-alunos do Sistema Fiep têm 50% mais chance de trabalho com carteira assinada e 34% a mais de chances de serem promovidos – para quem tem ensino superior, o índice é mais alto: 43%. Além disso, 62% consegue um emprego em até 6 meses e 56% são muito satisfeitos com sua situação profissional.
Serviço:
Mundo Senai no Sudoeste do Paraná
Aberto ao público e gratuito
Quando: 21 e 22 de novembro
Onde:
Senai Ampére
Senai Capanema
Senai Francisco Beltrão
Senai Palmas
Senai Pato Branco
Senai Dois Vizinhos
Programação: evento.mundosenai.com.br