Lifelong Learning e a transformação digital na Educação

Autor best seller, Conrado Schlochauer, conversa com docentes das Faculdades da Indústria sobre o poder da educação continuada

“Devemos olhar para o hoje, ao invés de só pensarmos o futuro. Precisamos estar plenamente conectados com o que acontece agora, no nosso presente”, disse Conrado Schlochauer, empreendedor, ativista da aprendizagem e autor do best seller Lifelong learners: o poder do aprendizado contínuo, aos docentes das Faculdades da Indústria durante a Semana Pedagógica Integrada do Sistema Fiep. 

Para Schlochauer, o processo de aprendizagem é amplo e contínuo, por isso o uso do termo lifelong learning. No entanto, segundo ele, tudo começa com o professor transformando o conhecimento em uma ação prática que faça sentido para quem está no papel de aprendente. 

Conrado Schlochauer, destacou que o professor será sempre o grande anfitrião do aprendizado

“Devemos questionar o conteúdo que estamos ministrando. A questão da reinvenção da educação está na mudança de mentalidade do professor e não no uso das tecnologias. O professor é o condutor e a tecnologia é o meio do processo de aprendizado”, diz Conrado. 

O ativista da aprendizagem também comenta sobre a necessidade de se organizar o aprendizado por meio de experiências. “Precisamos de um espaço que provoque a busca por informação e conhecimento, criando caminhos e jornadas de aprendizagem. Já temos conteúdos demais. Devemos construir currículos por meio de experiências e não mais por cursos de formação”, acrescenta. 

A realidade mista pode ser aliada da educação, mas é preciso cautela: 

Para Conrado, a criação de situações para o ensino-aprendizado por meio de plataformas de realidade mista como o Microsoft Mesh e uso de óculos HoloLens também podem ser aliados quando falamos de transformação digital na educação e o aprendizado contínuo, seguindo o conceito do lifelong learning. “A realidade virtual é um grande caminho, mas precisamos viver a vida real. Devemos estar cientes em relação aos riscos da inteligência artificial para criação de conteúdo e para o aprendizado”, pondera. 

Segundo ele, o professor será sempre o grande anfitrião do aprendizado. “Precisamos de elementos humanos para fazer isso acontecer e esse papel é do professor. Ele é a figura central que ajuda a pessoa a fazer as próprias perguntas em relação ao próprio aprendizado”, acrescenta. 

Schlochauer também lembra que os espaços acadêmicos são fundamentais para as novas descobertas. “A universidade é um espaço para o desenvolvimento de pesquisa e conhecimento científico, garantindo novas descobertas”, disse o ativista da aprendizagem quando questionado em relação a permanência destas estruturas físicas para a educação. “A maioria das pesquisas para nos salvar da pandemia têm origem acadêmica. Só isso já mostra a importância da existência desses espaços para o nosso desenvolvimento”, finalizou. 

Sobre a Semana Pedagógica Integrada do Sistema Fiep 

A Semana Pedagógica Integrada do Sistema Fiep aconteceu de 24 a 28 de janeiro, de maneira híbrida, intercalando palestras online e atividades presenciais nas mais de 40 unidades Sesi, Senai e IEL estrategicamente distribuídas no estado. Ao todo, 1.190 docentes participaram do evento que também abordou temas relacionados à inovação e futuro. O evento de abertura contou com palestra exclusiva de Jorge Coutinho, especialista em coaching e desenvolvimento Humano, falando sobre Autoconhecimento e Autodesenvolvimento. Para saber como foi a conversa, clique aqui. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR