

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) teve participação ativa no XVIII Ebramem – Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira, considerado o mais importante evento nacional sobre construção com madeira. O encontro foi realizado em Curitiba, no Campus da Indústria, e aconteceu entre 6 e 9 de maio, reunindo pesquisadores, empresários, engenheiros, arquitetos e representantes de entidades do setor produtivo.
Durante o evento, Patrick Reydams, engenheiro e consultor técnico da Fiep, mediou o painel “Cenário da madeira engenheirada no Brasil”, que discutiu os desafios e perspectivas do setor. Também foi lançado o portal www.inovamadeira.org.br, idealizado pelo Conselho Setorial da Indústria da Madeira da Fiep, como um hub de informações e conteúdos técnicos sobre construções em madeira.
A Fiep também foi correalizadora do evento, ao lado do Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira (Ibramem), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Associação Paranaense de Empresas da Base Florestal (APRE).
Com foco em sustentabilidade, industrialização e inovação, o Ebramem reforçou o potencial da madeira engenheirada como solução viável e estratégica para a construção civil brasileira, especialmente em resposta à crise climática e ao déficit habitacional. O evento abordou temas como políticas públicas, cases internacionais, capacitação técnica e o uso de tecnologias como CLT e MLC.
O crescimento da produção nacional — que saltou de menos de 4 mil m³ para 10 mil m³ em cinco anos — e o apelo ambiental da madeira certificada posicionam o Brasil para um protagonismo futuro no setor, desde que superadas barreiras como falta de mão de obra qualificada e incentivo público.