

João quando quando estudava no Sesi e sua equipe ficou no pódio no campeonato de startups
Quando João Guilherme Cataneo entrou na Escola de Referência Internacional de Londrina em 2022, talvez não imaginasse que daria início à jornada que mudaria para sempre sua história. Filho da Caroline, ele teve no colégio um ambiente que uniu ensino de excelência, cultura maker e incentivo à autonomia — e foi isso que o preparou para alçar voos altos. Muito altos.
Sonhos com sotaque internacional
Pouco tempo depois de ingressar no Sesi, a família embarcou para uma nova vida em Orlando, nos Estados Unidos. A transição escolar poderia ser um desafio — mas, com a base sólida construída no Sesi, João surpreendeu. Em apenas três meses, deixou de frequentar as aulas para imigrantes e conquistou seu espaço entre os estudantes norte-americanos.
“Quero agradecer a toda a equipe Sesi Internacional, em especial aos professores. O ensino do Sesi alavancou meu filho com certeza!”, conta Caroline.
Educação que abre portas
Mais do que conteúdo, João levou na bagagem o que o Sesi oferece de mais valioso: uma vivência educacional completa, que integra tecnologia, robótica, iniciação científica e desenvolvimento de soft skills — como resiliência, pensamento crítico e colaboração. Esses diferenciais são marcas registradas do Sesi, reconhecido no Paraná pela metodologia inovadora baseada em oficinas de aprendizagem e cultura maker.
Foi essa formação que o levou a se destacar em sua nova escola, ingressando na prestigiosa National Honor Society e na Sociedade Internacional de Matemática, instituições que reconhecem estudantes com desempenho acadêmico e comprometimento excepcionais.
Resultado de dedicação e preparo
Agora, em 2025, João Guilherme está prestes a se formar no ensino médio — e com uma lista impressionante de conquistas:
• Foi aceito em oito universidades norte-americanas.
• Recebeu bolsas que vão de 50% a 75%, graças às suas excelentes notas.
• Aprovado em instituições como a University of Central Florida e a Florida Institute of Technology.
• Escolheu a Florida Polytechnic University, referência em tecnologia e engenharia, com bolsa de 75% para o curso de Ciências da Computação com foco em Inteligência Artificial.
O futuro começa agora
João é mais um exemplo de como a educação do Sesi transforma vidas. Ele se tornou protagonista da própria história, abrindo portas para um futuro brilhante. Sua trajetória é a prova viva de que aprender fazendo, com propósito e paixão, faz toda a diferença.
A Caroline resume o sentimento: “Estamos muito felizes com essa vitória. Valeu todo esforço e dedicação. O Sesi foi essencial nessa caminhada.”