

Com uma solenidade em Pato Branco, no Sudoeste do estado, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) abriu, nesta quarta-feira (21), a série de eventos que marcam as comemorações do Dia da Indústria. Realizada no Centro de Eventos Gabbana Jardins, a cerimônia reuniu mais de 200 lideranças da região. O ponto alto da noite foi a entrega da Medalha do Mérito Industrial aos empresários Valdir Petrycoski, da Fogões Petrycoski, e Nadir Terezinha De Marchi, do Grupo Salmar, e do título de Benemérito da Indústria a Ilson Behne, do Grupo MSA Indústria.
Confira a galeria de fotos do evento
Até o próximo dia 30, a Fiep realiza, em todas as regiões do estado, festividades em alusão ao Dia Nacional da Indústria, celebrado oficialmente em 25 de maio. O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, afirmou que as comemorações, que neste ano destacam o tema “Construindo legados, transformando a indústria”, colocam em evidência a força dos empresários industriais paranaenses. “A importância do empresário e do empreendedor para a indústria é única”, afirmou. “Nós temos uma máquina muito grande que é a indústria paranaense, a quarta indústria do Brasil e a terceira quando falamos de indústria de transformação. E quem toca essa máquina são os empreendedores que estão por trás dessa estrutura toda”, acrescentou.
Ele destacou, ainda, a necessidade de o país voltar a ter políticas estruturadas para o desenvolvimento industrial, um movimento que vem sendo observado em várias partes do mundo. “Hoje, todos os movimentos que os Estados Unidos estão fazendo quando se fala de mercado são em cima das indústrias, que eles querem que retornem para seu país. Isso mostra a importância que o mundo dá para a indústria. Nós também precisamos chamar a atenção aqui dos nossos agentes políticos, dos nossos governos, de que a indústria precisa de atenção. Nós crescemos, mas poderíamos estar crescendo muito mais”, declarou.
Com quase 80 mil empresas sob representação institucional da Federação, que geram mais de 1 milhão de empregos diretos, o Paraná possui o quarto principal parque fabril do país, respondendo por 6,8% do PIB Industrial brasileiro. Ganha ainda mais destaque quando se considera somente a indústria de transformação, subindo para a terceira colocação, com uma participação de 8,4% do total desse segmento no Brasil.
Presenças e homenagens

A comemoração do Dia da Indústria em Pato Branco reuniu autoridades, empresários e lideranças do setor produtivo e da sociedade civil de todo o Sudoeste. Entre eles, os prefeitos de Pato Branco, Géri Dutra, de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, e de Palmas, Daniel Langaro. Pela Fiep, estiveram presentes os vice-presidentes Edgar Behne, que coordena o Conselho Regional da entidade no Sudoeste, e Roni Junior Marini, além dos diretores Olcimar Tramontini, Rafael Liston e Orlei Roncaglio. Também prestigiaram o evento presidentes de sindicatos industriais da região filiados à entidade.
O momento mais importante da solenidade foi a entrega de homenagens prestadas pela Federação a empresários de destaque do Sudoeste. Nadir Terezinha De Marchi, do Grupo Salmar, fundado em Realeza e com sede em Santa Izabel do Oeste, e Valdir Petrycoski, da Fogões Petrycoski, de Pato Branco, receberam a Medalha do Mérito Industrial, honraria concedida a líderes empresariais ou empresas que se destacam por ações relevantes em prol do setor industrial no Paraná.
Já Ilson Behne, fundador do Grupo MSA Indústria, de Francisco Beltrão, foi reconhecido com o título de Benemérito da Indústria, homenagem póstuma por sua trajetória de dedicação e impacto positivo no setor. A escolha dos nomes foi feita por uma comissão da Fiep, a partir de indicações enviadas pelos sindicatos industriais filiados à entidade.
Conheça abaixo a trajetória dos homenageados:
Mérito Industrial – Nadir Terezinha De Marchi

Aos 23 anos, Nadir Terezinha De Marchi deu vida a um sonho com sobras de madeira e três máquinas artesanais. O negócio, que começou com brinquedos de madeira, logo evoluiu para móveis e esquadrias e, em 1985, nascia na cidade de Realeza a Salmar Móveis. Inovadora, Nadir diversificou produtos e conquistou novos mercados com apoio local. Hoje, lidera o Grupo Salmar, que tem sua sede em Santa Izabel do Oeste e reúne as marcas Salmar Ambientes Planejados, Móveis Unibras e Madelaris. O grupo conta com 85 colaboradores e é sinônimo de gestão arrojada e visão de futuro.
Referência no associativismo, Nadir foi a primeira mulher presidente da Associação Comercial de Realeza, foi fundadora do Núcleo da Mulher Empresária e presidiu o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Sudoeste do Paraná (Sindimadmov), liderando a defesa do setor de forma brilhante.
Ao receber a medalha, Nadir destacou os desafios que, como mulher, enfrentou ao ingressar no mundo industrial e associativo. “É muito mais do que uma medalha. É um reconhecimento pelo trabalho feito durante todos esses anos em uma indústria que, quando iniciou há 40 anos, era difícil ver uma mulher à frente de uma empresa, então foi um grande desafio”, disse. “O incentivo maior é que a gente sirva de exemplo para que outras mulheres também venham a fazer parte desse mar de indústrias que temos no nosso Brasil”, completou.
A empresária fez questão também de dividir a homenagem com a família. “A primeira pessoa com quem divido essa homenagem é com a minha mãe, que já não está mais aqui comigo, mas foi a pessoa que confiou em mim. Ela acreditava que, estudando e se aperfeiçoando, a gente iria crescer”, explicou. “Depois, divido com meu esposo, com minhas filhas, com os meus genros e agora com os meus netos, que já estão trabalhando na empresa também. Essa medalha não é só minha, é de toda a família”, acrescentou.
Nadir Terezinha De Marchi foi indicada para receber a Medalha do Mérito Industrial da Fiep pelo Sindimadmov.
Mérito Industrial – Valdir Petrycoski

Valdir Petrycoski iniciou sua jornada industrial aos 16 anos, trabalhando ao lado do pai e dos irmãos. Em 1971, já assumia a gestão de produção da Fogões Petrycoski. Desde então, lidera com visão e dedicação, mantendo viva a tradição industrial da família. À frente da empresa, Valdir transformou a marca em líder nacional na produção de fogões à lenha. A indústria, que soma quase 70 anos de história, também atua como sócia de outras empresas, com destaque nos setores de fundição, peças agrícolas e construção civil.
Referência na representação do setor, Valdir é diretor histórico do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco (Sindimetal Sudoeste) e criou o Instituto Theóphilo Petrycoski, promovendo ações sociais voltadas à educação, cultura e cidadania para crianças e jovens.
Para o empresário, a homenagem da Fiep reconhece o trabalho de toda a família Petrycoski no desenvolvimento industrial de Pato Branco e região. “Nossa vida sempre foi trabalhar com a indústria. Comecei aos 16 anos, faz 50 anos que estou trabalhando com indústrias e quero continuar trabalhando até quando puder”, disse. “E é um reconhecimento para o meu pai, que chegou aqui em 1949, começou a fabricar fogão e isso cresceu muito. Meu pai produzia de 40 a 50 fogões a lenha por mês, hoje nós produzimos 5 mil por mês, com a Atlas produzindo muitos por dia”, disse.
Valdir Petrycoski foi indicado para receber a Medalha do Mérito Industrial da Fiep pelo Sindimetal Sudoeste.
Benemérito da Indústria – Ilson Behne

Natural de Francisco Beltrão, Ilson Behne dedicou a vida à construção de um legado empresarial sólido. Ao lado do pai e dos irmãos, foi um dos fundadores do que viria a ser o Grupo MSA. Atuou principalmente no setor comercial, onde se destacou pela habilidade em criar conexões duradouras e expandir mercados, sempre com profissionalismo e empatia.
O Grupo MSA nasceu em 1967 como Marmoraria Estrela e transformou-se em um dos cinco maiores fabricantes de móveis planejados do Brasil. Com mais de 400 empregos diretos e milhares de indiretos, possui 50 mil metros quadrados de área construída em duas unidades industriais. É detentor das marcas Marel, Dimare e Kless, com mais de 400 revendedores no Brasil, América do Sul e Estados Unidos.
Ilson também deixou marcas importantes no associativismo e na comunidade. Ao lado dos irmãos Edgar e Valter, foi um dos criadores do Sindimadmov. Também presidiu a Associação Comercial de Francisco Beltrão e foi um dos idealizadores da Fenafrango, valorizando também a vocação regional na produção de aves.
Falando em nome da família, André Ivan Behne, filho de Ilson, ressaltou que a homenagem exalta a trajetória de 57 anos de seu pai à frente à empresa. “Para nós, é uma satisfação muito grande, porque reconhece todo o trabalho e a dedicação do empresário, trazendo todos os sócios junto com ele também”, disse. “Essa homenagem também serve muito como exemplo para nós, para as novas gerações, como um guia para que a gente possa se espelhar e tentar conduzir a empresa nos mesmos caminhos”, completou.
Ilson Behne foi indicado para receber o título de Benemérito da Indústria da Fiep pelo Sindimadmov.
Próximos eventos
Além de Pato Branco, a Fiep também realizará comemorações do Dia da Indústria nas cidades de Cascavel (Oeste), nesta quinta-feira (22); Maringá (Noroeste), na sexta (23); Curitiba (RMC), no dia 27; Ponta Grossa (Campos Gerais), no dia 29; e Londrina (Norte), no dia 30.
FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE
Faça parte da Comunidade do WhatsApp da Fiep! Entre direto com o link: https://t2m.io/ComunidadeFiep.
Quando estiver na comunidade, busque os grupos de seu interesse para receber todas as notícias relevantes sobre a indústria do Paraná.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que a Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.