Empresários devem ter participação política ativa, defende Vasconcelos em celebração do Dia da Indústria

Presidente do Sistema Fiep liderou evento em Curitiba, nesta terça (27), marcado também por homenagens a industriais da Região Metropolitana da capital

Abrindo a segunda semana de comemorações do Dia da Indústria, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizou, na noite desta terça-feira (27), em Curitiba, um evento que reuniu lideranças de toda a Região Metropolitana da capital. Em seu discurso, o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, destacou a relevância econômica do setor e ressaltou que a classe empresarial precisa se envolver ativamente nos debates políticos para garantir a adoção de medidas que reforcem ainda mais o segmento e coloquem o país no caminho do desenvolvimento. A solenidade foi marcada, ainda, por condecorações a três empresários com destacada atuação em prol do desenvolvimento industrial: Adalberto Boff Cardoso, da Magius Metalúrgica Industrial Ltda.; Roberto Papov, da Leclair Cosméticos; e Pedro Américo de Abreu, da Brasilsat Harald S.A., homenageado postumamente.

Confira a galeria de fotos do evento

O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, lembrou que os empresários brasileiros enfrentam um cenário em que o país tem poucas vantagens competitivas em relação a seus concorrentes internacionais. “Quando nós falamos de política industrial do Estado, temos grandes desafios, como infraestrutura, desburocratização, energia elétrica e empregabilidade, um conjunto de ações que precisamos colocar em pauta”, afirmou. “Agora, em nível nacional, estamos em uma situação muito difícil. Parece-me que temos o azar de ter todos aqueles que leram os livros errados juntos numa mesma condição. Parece-me que eles pouco entendem de economia, e a economia somos nós. A economia de um país ou de um território é a soma dos seus CNPJs e dos seus colaboradores, é a quantidade de ativos produtivos e a massa trabalhadora” acrescentou.

Por isso, Vasconcelos defende que os empresários participem mais ativamente do debate político local e nacional. “Quem está na nossa diretoria e nos nossos sindicatos, sabe que provocamos todos os empresários para estar próximos dos políticos que nos apoiam. Não estamos querendo eleger políticos da indústria, queremos apoiar os políticos que nos apoiam, que leram os livros corretos”, disse, lembrando que, em 2026, o país passará por um novo processo eleitoral. “A democracia é barulhenta, e ano que vem vai ser pior, por isso precisamos entender situacionalmente o que vai acontecer na política nacional. Os governos têm que entender o que trava a economia. Se eles permitirem que a gente consiga trabalhar, nós vamos dar resultado, porque a indústria quer ajudar a sociedade”, completou.

Ele ressaltou, ainda, que o setor produtivo do país não resistirá a mais um período de juros altos, dificuldades de acesso ao crédito e arrocho tributário, como vem ocorrendo atualmente. “Como que nós vamos fazer para o Brasil crescer? Como é que nós vamos fazer que esse país consiga dobrar o PIB?”, comparou.

Presenças e homenagens

Com quase 80 mil empresas sob representação institucional da Federação, que geram mais de 1 milhão de empregos diretos, o Paraná possui o quarto principal parque fabril do país, respondendo por 6,8% do PIB Industrial brasileiro. Ganha ainda mais destaque quando se considera somente a indústria de transformação, subindo para a terceira colocação, com uma participação de 8,4% do total desse segmento no Brasil.

Toda essa força está sendo destacada nas comemorações da Fiep, que fazem alusão ao Dia Nacional da Indústria, celebrado oficialmente em 25 de maio, e estão percorrendo todas as regiões do estado. Em Curitiba, o evento reuniu autoridades, empresários e lideranças do setor produtivo e da sociedade civil da Região Metropolitana da capital.

Entre eles, o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, os deputados estaduais Denian Couto, Luís Corti e Márcio Pacheco, o secretário municipal extraordinário do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura, e o ex-governador Orlando Pessuti. Representando o setor produtivo, prestigiaram a solenidade os presidentes dos Sistemas Fetranspar, Sérgio Malucelli, e Ocepar, José Roberto Ricken, e da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone. Pela Fiep, estiveram presentes diversos vice-presidentes e integrantes da diretoria da entidade, além de presidentes de sindicatos industriais filiados à entidade.

Durante a solenidade, a Federação prestou homenagens a industriais da região com trajetórias relevantes no meio empresarial. Adalberto Boff Cardoso, da Magius Metalúrgica Industrial Ltda., e Roberto Papov, da Leclair Cosméticos, receberam a Medalha do Mérito Industrial, honraria concedida pela Fiep a líderes empresariais ou empresas que se destacam por ações relevantes em prol do setor industrial no Paraná.

Já Pedro Américo de Abreu, da Brasilsat Harald S.A., foi reconhecido com o título de Benemérito da Indústria, homenagem póstuma por sua trajetória de dedicação e impacto positivo no setor. A escolha dos nomes foi feita por uma comissão da Fiep, a partir de indicações enviadas pelos sindicatos industriais filiados à entidade.

Conheça abaixo a trajetória dos homenageados:

Mérito Industrial – Adalberto Boff Cardoso

Natural de Araranguá (SC), Adalberto Boff Cardoso construiu sua trajetória em Curitiba, onde se formou em Administração e iniciou, em 1977, sua jornada na Magius Metalúrgica, com sede em São José dos Pinhais. Com visão estratégica, ajudou a profissionalizar a gestão e preparar a sucessão da empresa ao lado do irmão.

Hoje conselheiro da Magius, Cardoso foi presidente da empresa, liderando um dos maiores parques industriais do setor no Sul do Brasil. São três unidades, quase 1.500 colaboradores e uma estrutura voltada à inovação, sustentabilidade e eficiência — marca de uma empresa sólida e preparada para o futuro.

Além da atuação empresarial, Cardoso tem papel ativo na representação do setor. Integra há quase 30 anos as diretorias do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Paraná (Sindimetal/PR), defendendo os interesses do segmento metalmecânico com firmeza e comprometimento.

Ao receber a homenagem, o empresário afirmou que a medalha é um reconhecimento de toda a trajetória de sua empresa. “Realmente é uma emoção bastante forte, porque são 50 anos de luta. Fiquei muito feliz porque chega em um momento em que já passei o bastão dentro da empresa, e fico muito satisfeito”, disse, relembrando ainda sua atuação no associativismo. “Eu participei mais de 25 anos dentro do Sindimetal e sempre defendemos os interesses do setor metalmecânico, e isso foi muito importante para ajudar a desenvolver o setor”, completou.

Ele destacou, ainda, as oportunidades que a Magius proporciona a seus colaboradores, com quem dividiu a homenagem. “Nós chegamos a ter uma escola dentro da empresa para formar determinados profissionais e assim, com certeza, ajudamos o desenvolvimento do Paraná, desenvolvendo pessoas que também nos ajudaram a chegar onde chegamos”, declarou.

Adalberto Boff Cardoso foi indicado para receber a Medalha do Mérito Industrial pelo Sindimetal/PR.

Mérito Industrial – Roberto Papov

Formado em química industrial, Roberto Papov iniciou sua trajetória no setor de cosméticos ainda jovem, em São Paulo. Após se mudar para Curitiba em 1981, atuou em grandes indústrias até fundar, em 1998, a Leclair Cosméticos, sediada em São José dos Pinhais. O que começou com sabonetes em barra cresceu e virou referência: hoje, a Leclair possui três unidades fabris, amplo portfólio de produtos e gera milhares de empregos diretos e indiretos.

Comprometido com a sustentabilidade, Papov investe em processos limpos e energia renovável, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa. A responsabilidade social também é um pilar da empresa. Combinando visão estratégica e compromisso com o desenvolvimento, transformou ideias em conquistas — e seu nome em referência nacional no setor de cosméticos.

O empresário destacou que a homenagem da Fiep representa um reconhecimento por seu trabalho de mais de 25 anos à frente da Leclair. “Não é fácil você chegar a uma fase madura como nós chegamos hoje e ser reconhecido por isso. Somos movidos a desafios e eu acho que esse prêmio só vem a consolidar o que a gente já fez e o que tem ainda por fazer pela frente”, afirmou. “Eu acredito que essa mola propulsora que é esse prêmio de hoje deve trazer uma nova vida para a empresa, um novo estágio, em que você começa a ter novas forças para vencer todos os desafios”, acrescentou.

Papov também ressaltou o papel social da empresa, que proporciona oportunidades para toda a localidade onde está instalada. “Nosso maior bem é aquilo que podemos proporcionar para a comunidade, parte social da coisa. Tem muita gente preocupada com a natureza, com o meio ambiente, mas muitas vezes pouco preocupadas com as pessoas. E a gente procura dar todo o apoio não só aos colaboradores, mas também aos seus dependentes”, afirmou.

Roberto Papov foi indicado para receber a Medalha do Mérito Industrial pelo Sindicato das Indústrias de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria do Paraná (Sindicosméticos).

Benemérito da Indústria – Pedro Américo de Abreu

Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Pedro Américo de Abreu teve uma trajetória marcada por excelência acadêmica, visão estratégica e pioneirismo. Atuou na Telepar, onde liderou inovações que colocaram o Paraná na vanguarda das telecomunicações.

Sua atuação empresarial se consolidou na Harald, hoje BrasilSat Harald, onde foi sócio e idealizador de tecnologias que modernizaram a infraestrutura de comunicação no Brasil. A empresa é referência nacional na fabricação de antenas, refletores passivos e torres para telecomunicações. Com foco em inovação, a BrasilSat Harald liderou o desenvolvimento de antenas como a helicoidal de 64 canais, muito além do padrão da época. Já a Seccional Brasil, também sob sua liderança, trouxe ao país a tecnologia Slip Joint, ampliando sua atuação no setor elétrico e de telecomunicações.

Falando em nome da família, o filho Pedro Américo de Abreu destacou a trajetória inovadora de seu pai no setor de telecomunicações do Paraná. “É um reconhecimento de toda a inovação e o desenvolvimento das telecomunicações do estado que ele deixou. Na época, você não tinha você não tinha software, não tinha computador, então desenhava e concebia um produto na sua cabeça, usava calculadora, com dificuldades mecânicas. Era uma coisa espetacular mesmo”, disse. “É o legado que ele deixou que fez com que recebesse esta homenagem, que a família recebe com muita satisfação”, completou.

Pedro Américo de Abreu foi indicado para receber o título de Benemérito da Indústria pelo Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do Paraná (Siitep), com apoio dos seguintes sindicatos filiados à Fiep: Simpep, Sigep, Simadeira, Sindbor, Sindicer, Simagran, Sindileite, Sinduscafé, Sindialfa, Sicepot/PR, Simov e Sinaees.

Próximos eventos
Além Curitiba, as cidades de Pato Branco (Sudoeste), Cascavel (Oeste) e Maringá (Noroeste) também já receberam a comemoração do Dia da Indústria. As próximas solenidades acontecem em Ponta Grossa (Campos Gerais), nesta quinta (29), e Londrina (Norte), nesta sexta (30).

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE
Faça parte da Comunidade do WhatsApp da Fiep! Entre direto com o link: https://t2m.io/ComunidadeFiep. 

Quando estiver na comunidade, busque os grupos de seu interesse para receber todas as notícias relevantes sobre a indústria do Paraná. 

Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que a Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR