

Trinta indústrias de São José dos Pinhais irão iniciar a segunda etapa da jornada ESG promovida pelo Sesi Paraná: a mentoria ESG em Prática. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sesi e a Prefeitura Municipal e visa apoiar as empresas na consolidação de uma gestão mais sustentável, consciente e conectada às necessidades.
O lançamento da nova etapa foi realizado nesta quarta-feira (09), com a presença da prefeita Nina Singer, lideranças industriais e representantes do Sesi. A prefeita relembrou a primeira parceria com o Sesi, quando o município beneficiou diversas indústrias para participação na Chamada Sesi ESG, com a realização do ESG em Foco. “Vocês, que agora estão chegando à segunda etapa – o ESG na Prática -, se destacaram pelo engajamento na etapa anterior”, destacou. “O sucesso de vocês é também o sucesso da cidade. Vocês geram empregos, movimentam a economia local, e isso me motiva a seguir fazendo mais políticas públicas. Nosso foco é o crescimento coletivo, com uma visão ampla para toda a cidade.”
Primeira etapa envolveu 69 indústrias
Entre 2023 e 2024, 69 indústrias do município participaram da mentoria ESG em Foco, iniciativa que contou com o investimento da prefeitura Municipal. Dessas, 15 eram micro e pequenas empresas, 42 médias e 12 grandes. A diversidade dos setores atendidos foi um dos destaques da iniciativa, incluindo segmentos como alimentos e bebidas, automotivo, construção civil, metalmecânico, tecnologia da informação, vestuário, entre outros.
A nova etapa agora dá continuidade ao trabalho iniciado, aprofundando o desenvolvimento das práticas sustentáveis no cotidiano das empresas.
Uma jornada para o desenvolvimento sustentável
O Sesi tem impulsionado o desenvolvimento sustentável nas indústrias por meio de sua Mentoria ESG, que orienta as empresas a alinharem a sustentabilidade à estratégia e ao modelo de negócios, incorporando os princípios de ESG em suas operações e decisões.
Na primeira etapa, a mentoria ESG em Foco, as indústrias iniciam sua jornada com a desmistificação do tema e a adoção de boas práticas em sustentabilidade. Essa fase contribui para fortalecer negócios mais responsáveis, aumentando a reputação, atraindo investimentos, elevando a competitividade e promovendo maior responsabilidade ambiental.
As empresas que concluem essa etapa estão preparadas para avançar para o ESG em Prática, a segunda etapa da jornada. Nessa etapa, o foco está na institucionalização das práticas ESG, com a definição e implementação de diretrizes sociais, ambientais e de governança de forma transversal. Os resultados incluem gestão de riscos, transparência e ganho de vantagem competitiva.
Com essa jornada, o Sesi contribui para transformar a sustentabilidade em um diferencial estratégico e duradouro para a indústria.
“A indústria já tem um papel social muito claro: gerar empregos, movimentar a economia, transformar os territórios onde está inserida. Mas fazer isso de forma consciente, responsável e sustentável eleva esse papel a outro nível – é uma questão de perenidade”, afirmou Robson Gravena, gerente executivo de Segurança, Saúde e Responsabilidade Social do Sesi Paraná.
São José dos Pinhais em destaque
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Sidnei Nascimento, reforçou o protagonismo do município, que possui um PIB de R$ 27,4 bilhões e figura entre os principais polos industriais do Paraná. Durante o evento, ele anunciou o 1º Fórum de Sustentabilidade de São José dos Pinhais, previsto para a segunda quinzena de março de 2026.
“O ESG em Prática é mais do que um programa: é um compromisso de sair do discurso e entrar na ação. Vamos alinhar os potenciais da cidade com as reais necessidades da indústria, do comércio e dos serviços”, enfatizou o secretário.
O fórum será também uma oportunidade para reconhecer publicamente as indústrias que concluírem a mentoria ESG em Prática até janeiro de 2026, conforme os critérios apresentados no lançamento.
Saiba mais
Indústrias de todo o Paraná podem aderir à Jornada ESG do Sesi. Para mais informações, acesse: https://www.sesipr.org.br/para-empresas/solucoes-em-responsabilidade-social/