Fiep e Prefeitura de Corbélia assinam parceria para promover inclusão ao emprego

Programa Inclusão ao Emprego promove autonomia financeira de famílias paranaenses

Assinatura do protocolo de intenções entre Fiep e Prefeitura de Corbélia | Foto: Secom Cascavel/Vanderlei Faria

O município de Corbélia agora integra oficialmente o Programa Inclusão ao Emprego, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) que tem como objetivo conectar pessoas ao mercado de trabalho. A assinatura do protocolo de intenções entre a Prefeitura de Corbélia e a Fiep aconteceu nesta terça-feira, 15, durante a abertura do Feirão Emprega Indústria, em Cascavel.

Participaram da solenidade o prefeito de Corbélia, Thiago Stefanello, o coordenador do Conselho Regional Oeste da Fiep, Gilberto Bordin, que representou o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, a diretora regional do Senai, Fabiane Franciscone, o gerente de Negócios e Relacionamento do IEL Paraná, Rafael Euclydes Delgado, além de autoridades municipais de Corbélia e Cascavel e representantes de empresas contratantes.

O programa tem como foco criar oportunidades de transformação de vida para famílias beneficiadas por programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, com apoio das prefeituras e articulação com indústrias locais, promovendo autonomia financeira. A iniciativa busca substituir a dependência de programas de transferência de renda por inclusão produtiva e empregabilidade, em parceria com o setor industrial.

“O emprego é a melhor ferramenta de transformação social”, afirmou o prefeito Thiago Stefanello, ao apresentar os resultados da experiência local. “No primeiro semestre, trabalhamos com 58 pessoas do Bolsa Família e conseguimos inserir 40 no mercado de trabalho. Nossa meta, com o programa Inclusão ao Emprego, é auxiliar na autonomia financeira de 292 das 565 famílias que hoje dependem do programa de transferência de renda, reduzindo o número de pessoas beneficiárias em 60% no período de um ano e meio”, destacou.

Conexão entre formação e vaga de trabalho

A atuação do programa prevê o encaminhamento direto para vagas de emprego e envolve capacitação profissional personalizada, com cursos voltados às demandas da indústria. O modelo prevê ainda o desenvolvimento de sistemas de triagem, priorização e cruzamento de dados dos beneficiários, além da articulação entre áreas estratégicas da administração pública e do setor produtivo.

Para a coordenadora de Inclusão Produtiva e Social da Fiep, Caroline Arns, a dimensão do desafio exige atuação integrada. “No Paraná, 14% da população pertence a famílias que recebem benefícios, como o Bolsa Família. São 850 mil pessoas em idade produtiva, o equivalente a toda a força de trabalho da indústria no estado. O que queremos é transformar essa realidade por meio da geração de renda e da formalização do emprego, em parceria com os municípios”, explicou.

Expansão e impacto social

O Inclusão ao Emprego está em fase piloto em quatro municípios: Corbélia, Londrina, São José dos Pinhais e Rebouças. A expectativa é de que o modelo seja expandido para outras cidades paranaenses, fortalecendo a economia local e promovendo impacto social.

O protocolo firmado com Corbélia reforça o compromisso da Fiep em desenvolver soluções conjuntas com os municípios, fortalecendo o elo entre empregabilidade, qualificação e dignidade.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR