Paraná impulsiona internacionalização e encerra V Seminário de Negócios Internacionais com rodada de negócios estratégica

Encontro conecta 22 empresas paranaenses a compradores internacionais e consolida debates sobre competitividade global da indústria

O Sistema Fiep encerrou, nesta quinta-feira, a programação do V Seminário de Negócios Internacionais com a Rodada de Negócios – Máquinas, Equipamentos e Tecnologia para o Agronegócio, reunindo 22 empresas fornecedoras do Paraná e seis compradores internacionais vindos da Colômbia e do Paraguai.

O evento, realizado no Campus da Indústria, foi o ponto alto de três dias de programação que mobilizaram cerca de 2.000 inscritos, dezenas de especialistas e representantes de instituições nacionais e internacionais, discutindo estratégias para ampliar a competitividade global da indústria paranaense.

12 de agosto – Abertura e lançamento do PACTO-X

O primeiro dia do Seminário iniciou com a cerimônia de abertura, reunindo lideranças como Edson Vasconcelos (presidente da Fiep), Daniella Abreu (presidente do WTC Curitiba) além de outras autoridades.

Os debates começaram com reflexões sobre o novo cenário dos negócios internacionais, destacando que os empresários presentes buscavam soluções para continuar competindo no comércio exterior, mesmo diante das adversidades recentes que estão reconfigurando o ecossistema empresarial. O cenarista internacional Marcos Troyjo, ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco dos Brics) e Distinguished Fellow Insead, enfatizou que este é um momento inédito para o mundo dos negócios, especialmente para as relações entre Brasil e Estados Unidos, parceiros comerciais há mais de 200 anos.

Gostemos ou não, estamos em um outro jogo e temos que navegar em um território no qual talvez a gente ainda não tenha GPS, não saiba que bússola utilizar”, afirmou.

A manhã seguiu com a palestra magna de Fábio Coelho (CEO,Google Brasil) sobre inovação em tempos de inteligência artificial e o painel sobre oportunidades para a indústria nas Américas.

No período da tarde, o destaque foi o lançamento do PACTO-X – Painel Analítico de Comércio, Tarifas e Oportunidades Externas, desenvolvido pelo Observatório Sistema Fiep. Com foco nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, o PACTO-X disponibiliza análises setoriais aprofundadas, mapeia a dinâmica comercial e identifica oportunidades estratégicas para a diversificação de mercados, fortalecendo a competitividade e a inserção internacional da indústria paranaense.

O dia também contou com painéis sobre liderança global, protagonismo feminino nos negócios e o potencial exportador da indústria paranaense.

13 de agosto – Investimentos, inovação e Paraná4Business

O segundo dia abriu com o painel Tendências e perspectivas em investimentos internacionais, seguido pelo lançamento do Paraná4Business, plataforma para atração de investimentos estrangeiros e promoção de oportunidades para empresas do Estado.

A programação seguiu com debates sobre logística internacional, inteligência artificial aplicada aos negócios, inovação em fábricas e o uso estratégico do certificado de origem para ampliar a competitividade no comércio exterior.

O encerramento contou com o anúncio do novo Prêmio Destaques do Ano em Negócios Internacionais, apresentação cultural do Coral Vox e o evento de networking Happy Comex, reunindo participantes em um ambiente informal de integração.

( Vice-Presidente da Fiep Marcos Dybas, abrindo a rodada de negócios)

14 de agosto – Rodada de Negócios

O último dia foi reservado a empresas e entidades convidadas. Pela manhã, aconteceu o Café das Nações, em parceria com a Associação Comercial do Paraná e a Câmara de Comércio Índia Brasil.

À tarde, a Rodada de Negócios Internacionais promoveu 81 reuniões entre 22 empresas paranaenses e seis compradores internacionais vindos do Paraguai e da Colômbia, com o objetivo de fomentar parcerias e acordos comerciais. O volume projetado de negócios alcançou R$ 13.330.000,00 (treze milhões, trezentos e trinta mil reais).

Antes do evento, os participantes passaram por uma capacitação intensiva sobre internacionalização, negociação intercultural, formação de preço, acordos comerciais e certificação de origem, além de um workshop sobre oportunidades nos mercados colombiano e paraguaio.

Durante as negociações, as empresas contaram com o suporte de especialistas em logística, formação de preço, certificação de origem, despacho aduaneiro e comércio exterior.

Balanço final

O V Seminário de Negócios Internacionais consolidou-se como um espaço estratégico para fomentar o comércio exterior, estimular a inovação e promover a integração empresarial entre o Brasil e o mundo.

Com a combinação de debates qualificados, lançamentos estratégicos como o PACTO-X e o Paraná4Business, além de uma rodada de negócios internacional altamente direcionada, o evento reafirmou o Paraná como protagonista no cenário global e como polo de inovação e produção industrial.

O sucesso desta edição mostra que preparar empresas e conectá-las a mercados estratégicos é o caminho para fortalecer nossa presença internacional”, destacou Higor  de Menezes, gerente de Relações Internacionais da Fiep.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR