
Uma equipe de alunos do curso de Administração do UniSenai PR, denominada Rumo Certo, conquistou o segundo lugar no IDEAthon TransFORMAR 2025, competição nacional que reúne estudantes de diferentes áreas e instituições para desenvolver soluções inovadoras com impacto direto na sociedade e no mercado.
O desafio escolhido pelo grupo teve foco na inclusão educacional, com ênfase na acessibilidade em instituições de ensino para pessoas com deficiência (PCD) e neurodivergentes.
Segundo Felipe Edhuardo Barth, integrante da equipe, a ideia nasceu de um projeto prévio de startup que ele e os colegas João Victor e Fábio Alves haviam desenvolvido para mapear cursos e faculdades no Paraná. “Sempre que discutíamos a ideia com amigos e mentores, parecia que faltava algo. Foi então que, ao adaptarmos o projeto para incluir a acessibilidade de faculdades e criar um site que mostrasse quais instituições tinham estrutura para pessoas PCD e neurodivergentes, sentimos que havíamos encontrado o propósito certo”, contou. Para ampliar a expertise tecnológica da proposta, o grupo convidou o estudante Kauan Tillmann para colaborar no desenvolvimento do escopo.

Solução prática e inclusiva
Durante a preparação para o ideathon, a equipe utilizou metodologias aplicadas ao ecossistema de startups, como pesquisa de mercado junto a instituições de ensino e alunos, Lean Canvas e definição de personas. Todo o processo teve como objetivo estruturar uma solução prática, com apelo social e aplicável à realidade educacional brasileira. “O projeto pode contribuir para tornar a educação mais inclusiva e acessível, permitindo que alunos com necessidades específicas encontrem instituições adequadas às suas demandas”, explicou Barth.
A experiência no IDEAthon TransFORMAR 2025 foi intensa e desafiadora, mas também muito gratificante para os estudantes. “No início, confesso que estava pessimista quanto à força da nossa ideia, mas o apoio de professores e coordenadores nos deu ânimo para nos dedicar integralmente ao projeto. Tivemos apenas uma semana para adaptar e escrever a proposta, e um dia para gravar o vídeo de apresentação. Tudo foi feito com o que tínhamos, mas com muito aprendizado e colaboração”, relembrou o estudante.
O professor Marcelo Maia, que acompanhou o processo, destacou o impacto social da iniciativa e a relevância do reconhecimento obtido. “Esse resultado mostra que nossos alunos não apenas dominam técnicas de gestão e inovação, mas também têm sensibilidade para propor soluções que transformam a vida de muitas pessoas. A relevância está justamente em alinhar inclusão educacional com empregabilidade, algo essencial para reduzir desigualdades e ampliar oportunidades reais de inserção social”, ressaltou.