Alunos do Senai Londrina disputam vagas para representar o Brasil na WorldSkills 2026, na China

Gabriel Gobato e Miguel Vieira participam da etapa nacional da competição, que começou nesta semana com provas online

Dois alunos do Senai Londrina estão representando o Paraná na etapa nacional da WorldSkills Brasil 2025, considerada a maior competição de educação profissional do mundo.

O aluno Gabriel Henrique Gobato de Oliveira, do Curso Técnico em Informática, já concluiu nesta quarta-feira, 27 de agosto, as provas da ocupação #53 Computação em Nuvem. Agora, ele aguarda até a próxima sexta-feira, 29 de agosto, para saber se a pontuação obtida durante a competição lhe garantiu um lugar no pódio.

Se a pontuação alcançada for suficiente para garantir uma medalha (ouro, prata ou bronze), ele será convocado para a cerimônia oficial de encerramento da WorldSkills, no dia 28 de setembro, em Brasília (DF), quando serão reveladas as cores das medalhas e os classificados para o mundial.

Essa foi uma experiência incrível. Competir contra outros estados, em alto nível, é algo que vai ficar marcado para o resto da minha vida. A expectativa agora é alta, principalmente na minha modalidade, e esperamos conquistar um lugar no pódio em Brasília e quem sabe até representar o Brasil como campeão brasileiro. Mas, independentemente do resultado, sabemos que demos o nosso máximo e saímos extremamente satisfeitos só por ter vivido essa sensação de competir e entregar tudo. Agora é aguardar o resultado e torcer por coisas boas”, destaca Gabriel.

Gabriel dá continuidade a uma trajetória de excelência do Senai Londrina na Computação em Nuvem. Ele segue os passos de Thiago Rocha de Araújo, que representou o Brasil no último mundial, em Lyon, e de Leandro Ribeiro Moreira, vice-campeão mundial em 2019, na Rússia, na mesma modalidade.

Tradição que forma campeões: Londrina mais uma vez mostra sua força na WorldSkills Brasil, com Miguel (esquerda na foto) e Gabriel (direita na foto) levando o nome da cidade para o cenário nacional (foto: Senai Paraná)

Outro londrinense, Miguel Eleotério Vieira, do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, segue em disputa na ocupação #17 Tecnologias Web. Assim como Gabriel, Miguel concorre a uma vaga no pódio que pode levá-lo ao mundial em Shanghai, na China, em 2026.

Estamos chegando na reta final de uma semana intensa de competições da WorldSkills Brasil, e o Senai Paraná está tendo uma representação excepcional. Estamos muito otimistas com os resultados, que não apenas evidenciam a excelência do nosso ensino técnico, mas também a preparação integral dos nossos jovens competidores, verdadeiros atletas do conhecimento. Nós contamos com uma equipe de especialistas e dos melhores técnicos, então a nossa expectativa é a melhor possível, com destaque para a Computação em Nuvem, onde buscamos ser tetracampeões nacionais”, afirma Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná na WorldSkills.

A etapa nacional da WorldSkills segue durante todo o mês de setembro, com disputas presenciais em diversas cidades do Brasil. O Senai Paraná participa em mais de 20 ocupações técnicas, reforçando sua posição de destaque na educação profissional do país.

Senai Paraná tem histórico de excelentes resultados na WorldSkills 

Na etapa nacional de 2018 – Edição Kazan, o Senai Paraná conquistou o 2º lugar geral no ranking de medalhas, com 5 ouros, 8 pratas e 6 bronzes, além de uma medalha de prata e duas de excelência no mundial realizado na Rússia. Em 2021 – Edição Shanghai, que teve o torneio internacional cancelado devido à pandemia, o Senai Paraná garantiu o 3º lugar nacional, com 4 ouros, 6 pratas e 8 bronzes na etapa brasileira. Já na última edição, em 2023 – Lyon, a instituição voltou ao pódio nacional, ficando em 3º lugar, com 1 ouro, 6 pratas e 3 bronzes. 

Sobre a WorldSkills 

A WorldSkills é a maior competição mundial de profissões técnicas, reunindo jovens de até 25 anos em provas de alto nível técnico. Criado em 1950, o torneio prepara a força de trabalho para os desafios das novas tecnologias. O Brasil participa desde 1983 e é referência internacional. A próxima edição será em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026, com competidores de mais de 60 países.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR