Cargon impulsiona logística industrial com tecnologia 4.0 desenvolvida via edital Smart Factory

Projeto desenvolvido em parceria com o Senai Paraná garante mais eficiência, controle e segurança para a indústria

A Cargon, empresa especializada em tecnologia para gestão logística, em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Produtividade e o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, concluiu com sucesso o desenvolvimento de um novo módulo de expedição voltado à automação e segurança em processos de carregamento. A iniciativa foi viabilizada pelo edital B+P Smart Factory – FINEP/2025, que promove a validação de tecnologias da Indústria 4.0 em micro, pequenas e médias empresas, estimulando ganhos expressivos de produtividade.

De acordo com Denny Mews, CEO da Cargon, a participação no edital fez sentido estratégico, já que a empresa buscava expandir sua plataforma SaaS com recursos para gestão de pátios, docas e carregamentos. “Esse módulo foi essencial para garantir que o veículo certo estivesse no processo, no carregamento certo e com segurança, evitando avarias, sinistros e elevando o nível de controle das operações. Entregamos um produto sólido que fecha o ciclo industrial com eficiência e segurança”, destaca.

Benefícios reais

O projeto contou com a colaboração de 13 indústrias validadoras, que contribuíram para o desenvolvimento de uma solução prática e alinhada às demandas do mercado. Segundo Mews, “aproveitar oportunidades como essa abre portas, conecta empresas e permite evoluir com soluções mais robustas, gerando benefícios reais para o setor”.

Para Roberto Batista da Silva Junior, consultor do IST de Produtividade, o edital é uma oportunidade única para as empresas avançarem em sua transformação digital: “Validar tecnologias 4.0 sem altos custos de implantação é incrível. Além de inserir novas soluções, o projeto promove mudanças nos processos e na cultura organizacional, essenciais para a competitividade industrial”, afirma.

Já Carlos Roberto Cidade Junior, consultor do IST TIC, ressalta que os ganhos vão além da tecnologia desenvolvida: “O produto foi bem recebido pelas indústrias validadoras e até gerou novos clientes para a Cargon. O projeto alinhou a solução às demandas reais, ampliando sua capacidade de inovar em desafios de transformação digital”.

Com a entrega do módulo, a Cargon fortalece sua posição no mercado logístico, levando às indústrias maior controle operacional, otimização de processos e segurança. O projeto reforça a importância de iniciativas como o edital Smart Factory para acelerar a adoção de tecnologias 4.0 e impulsionar a produtividade no setor.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR