

O vice-presidente Marcos Dybas da Natividade representou a Fiep, nesta semana, em Ciudad del Este, na Paraguay Business Week, iniciativa composta por três importantes eventos com o objetivo de impulsionar o investimento e as relações comerciais com o país vizinho. Um dos destaques da programação foi a realização da 16ª edição da Expo Paraguay Brasil, tradicional encontro anual que aproxima empresas das duas nações, organizada pela Câmara de Comércio Paraguai-Brasil (CCPB).
Entre outras autoridades, a cerimônia inaugural, realizada na segunda-feira (8), teve as presenças do presidente do Paraguai, Santiago Peña, e do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. Além da Expo Paraguay Brasil, paralelamente foram realizados o Fórum Alto Paraná Invest, organizado pela Rede de Investimento e Exportação (Rediex) do Ministério da Indústria e Comércio paraguaio; e a Expo Maquila, da Câmara de Indústrias Maquiladoras Exportadoras (Cemap), comemorando 25 anos da indústria maquiladora – sistema de importação e exportação que permite a empresas estrangeiras ou locais através de filiais e parcerias no Paraguai, produzirem bens para exportação com benefícios fiscais.
Para Dybas, a participação da Fiep no evento foi importante para estreitar as relações entre as indústrias paranaenses e paraguaias. “Precisamos sempre buscar novos parceiros comerciais para as empresas de nosso estado, sejam clientes ou fornecedores que possam contribuir com os nossos negócios”, disse. “O Paraná já tem uma afinidade muito grande com o Paraguai, especialmente com o estado do Alto Paraná, que é praticamente o mesmo território, separado apenas por um rio. Esse estado tem uma população de cerca de 1 milhão de pessoas, sendo 400 mil brasiguaios, então a integração cultural já existe, mas podemos ter também uma maior integração comercial e industrial”, completou.
O vice-presidente da Fiep afirma que essa aproximação pode ser positiva especialmente pela reorganização dos mercados mundiais que vem ocorrendo nos últimos anos. “Esse evento se mostrou muito importante no sentido de a gente vislumbrar a possibilidade de fazer investimentos e parcerias com empresas paraguaias, buscando ter mais sinergia para o desenvolvimento de tecnologias e ideias de inovação que contribuam para os dois países”, afirmou.
Encontros, acordos e negociações

Entre outras atividades, além da abertura oficial, o primeiro dia da Paraguay Business Week foi marcado por uma reunião da delegação paranaense com o embaixador do Brasil no Paraguai, José Marcondes de Carvalho. No total, o grupo era composto por cerca de 190 empresários e representantes de instituições de cidades como Curitiba, Londrina, São José dos Pinhas, Maringá e Cascavel. A comitiva foi organizada pelo Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio/PR, Fiep e Ocepar – entidades que inclusive tinham um estande na exposição. No Paraguai, contaram ainda com o apoio do analista de Relações Internacionais da Fiep, Eduardo Godoy Ribas.
Já na terça-feira (9), Marcos Dybas da Natividade participou do encontro em que o Sebrae/PR e a CCPB assinaram um memorando de entendimento para ampliar a cooperação técnica entre os ecossistemas de inovação dos dois países. O acordo estabelece um marco de colaboração não financeira, voltado à realização de atividades conjuntas, troca de experiências e desenvolvimento de projetos para startups e micro e pequenas empresas de base tecnológica. Entre as ações previstas, estão iniciativas nos eventos como o Conecta PR e a Expo Paraguay Brasil, reconhecidos como plataformas estratégicas para negócios e inovação na região.
Além disso, tanto na terça quando na quarta-feira (10), os empresários paranaenses participaram de rodadas de negócios, que no total reuniram mais de 500 empresas, de mais de 40 setores, interessadas em parcerias e negócios concretos. As rodadas foram organizadas pela CCPB e operadas pela União Industrial Paraguaia (UIP).

Sobre a Expo
A Expo Paraguay Brasil é uma feira multisetorial que promove oportunidades de conexões entre empresários da região para a realização de negócios entre os países e para oferecer acesso a informações sobre tendências do mercado regional. Nos três dias, mais de 5 mil participantes participaram do evento, entre empresários, executivos e investidores do Brasil, Paraguai e de outros países.
A exposição foi composta por mais de 140 estandes, tendo ainda em sua programação painéis, conferências e espaços setoriais, criando um ambiente único para o fechamento de parcerias. Na última edição, em 2024, a feira movimentou mais de US$ 203 milhões em negócios, firmando-se a cada ano como uma importante plataforma de prospecção e networking.

FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP
Faça parte do Canal do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.