
O Senai Paraná encerrou sua participação na etapa nacional da WorldSkills Brasil 2025 com resultados que confirmam a força da instituição como referência na formação profissional. Foram 16 medalhas ao todo, sendo 3 de ouro, 4 de prata, 4 de bronze e 5 medalhas de excelência.

Com esse desempenho, a delegação paranaense ficou novamente entre as três melhores do país tanto no ranking de medalhas quanto na pontuação geral de todas as ocupações, reforçando a tradição do estado na maior competição de educação profissional do mundo.
Competição nacional de alto nível
A grande final aconteceu em Brasília (DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 24 e 27 de setembro. As seletivas nacionais tiveram início em agosto, com etapas online e presenciais em São Paulo e Minas Gerais.
No total, a etapa nacional reuniu 387 jovens competidores, entre 17 e 23 anos, vindos de 23 estados, em 46 diferentes ocupações técnicas. Essas ocupações foram distribuídas em seis grandes áreas tecnológicas: Manufatura e Engenharias, Construção Civil, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Criatividade e Design, Transporte e Logística e Tecnologias de Serviços.
O Senai Paraná competiu em 32 ocupações, abrangendo 5 das 6 áreas tecnológicas da competição.
“A delegação do Senai Paraná conquistou um excelente resultado nesta edição da WorldSkills. Nossos alunos foram exemplo em organização, equilíbrio emocional e preparo técnico. Historicamente temos uma representatividade significativa na competição e, mais uma vez, ficamos entre os três melhores no ranking de medalhas e na pontuação geral de todas as ocupações. Isso mostra que estamos no caminho certo e seguimos evoluindo com nossas estratégias de formação profissional, sempre em linha com as demandas da indústria”, diz Fabiane Franciscone, diretora regional do Senai Paraná.

Entre os vencedores paranaenses está o curitibano Davi da Silva Aleixo Ignacio, que competiu na ocupação #20 Construção em Alvenaria. “É uma sensação única de realização e conquista, difícil até de colocar em palavras. Passei por muita ansiedade, fiquei muito nervoso durante a premiação, mas agora é só gratidão. Esse resultado mostra que todo o esforço valeu a pena. A partir daqui a expectativa é treinar ainda mais e sonhar alto: agora já dá para pensar em ouro no mundial da China”, disse Davi assim que recebeu o resultado.
O histórico do Senai Paraná na WorldSkills é marcado por conquistas expressivas. Em 2018, na edição Kazan (Rússia), a delegação conquistou o 2º lugar nacional no ranking de medalhas. Em 2021, na etapa nacional da edição Shanghai (que teve o mundial cancelado em decorrência da pandemia), o estado ficou em 3º lugar geral, posição repetida em 2023, na edição Lyon – França.
Com os resultados de 2025 na etapa nacional, o Paraná reafirma sua posição como um dos protagonistas da educação profissional brasileira, preparando jovens talentos para enfrentar os maiores desafios da indústria no Brasil e no mundo.
Confira os premiados:
Ouro
- 🥇 #20 Construção em Alvenaria – Davi da Silva Aleixo Ignacio | Curitiba – Campus da Indústria
- 🥇 #53 Computação em Nuvem – Gabriel Henrique Gobato de Oliveira | Londrina
- 🥇 #33 Tecnologia Automotiva – Kauan Henrique Martinello Nazario | Cascavel
Medalhas de Prata
- 🥈 #16 Eletrônica – Silvio Emanoel Expedito Lechinovski | Curitiba – Celso Charuri
- 🥈 #50 Artes 3D Digitais para Jogos – Lucas Rodrigues da Silva | Curitiba – Celso Charuri
- 🥈 #60 Tecnologia Optoeletrônica – Kaique William Ventura Camacho | Campo Mourão
- 🥈 #62 Tecnologia de Energia Verde – Leandro Lavezo Junior | Maringá
Medalhas de Bronze
- 🥉 #06 Tornearia CNC – Gabriel Gonçalves de Castro | Curitiba – CIC
- 🥉 #52 Tecnologia Laboratorial Química – Pedro Henrique Massoquetto Godoy | Colombo
- 🥉 #23 Robótica Móvel – Celso Gabriel Barbosa e Rayane Milena Pereira Oldoni | Pato Branco
- 🥉 #09 TI Soluções de Software para Negócios – Paulo Henrique Verissimo de Carvalho | Londrina
Medalhas de Excelência
- 🏅 #59 Tecnologia em Design Industrial – Rafael Ferreira de Aguiar | Curitiba Celso Charuri
- 🏅 #01 Mecânica Industrial – Gabriel Silvestre Bueno | Ponta Grossa
- 🏅 #05 Desenho Mecânico CAD – Mauricio Donato Martins | União da Vitória
- 🏅 #08 Desenvolvimento de Aplicativos Móveis – Roberto Henrique Ferreira Corte | Londrina
- 🏅 #17 Tecnologias Web – Miguel Eleotério Vieira | Londrina
Sobre a WorldSkills
A WorldSkills, maior competição mundial de profissões técnicas, testa habilidades individuais e coletivas de jovens de até 25 anos recém-formados ou que estão cursando a educação profissional. Durante as provas, eles realizam uma série de tarefas de alto nível técnico e dentro de padrões internacionais de qualidade.
O torneio, criado em 1950, é uma oportunidade para os países prepararem as instituições de ensino e a força de trabalho para as novas tecnologias do mundo do trabalho, já que as ocupações e as provas da competição são regularmente atualizadas.
O Brasil teve sua primeira participação em 1983 e é uma das referências no torneio. A seletiva nacional define os competidores que representarão o país no torneio global.
O Senai Paraná tem histórico de bons resultados e já conquistou medalha de ouro no mundial de 2011, em Londres, com o então aluno competidor Gabriel D’Espíndula.
A 47ª edição ocorreu em Lyon, França, de 10 a 15 de setembro de 2024, com a participação de 1.400 competidores de 69 países. A competição abrangeu 62 modalidades, cobrindo uma ampla gama de indústrias e áreas de formação profissional.
A 48ª edição da WorldSkills está programada para ocorrer em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026. Espera-se a participação de aproximadamente 1.300 competidores de mais de 60 países e regiões. Embora o número exato de modalidades ainda não tenha sido divulgado, tradicionalmente a competição abrange mais de 60 ocupações técnicas. Detalhes adicionais serão anunciados conforme o evento se aproxima.
Confira a galeria oficial de fotos da cerimônia de premiação