Fiep encerra rodada de oficinas temáticas sobre distritos industriais

Série de oito encontros percorreu todas as regiões e reuniu aproximadamente 400 pessoas, incluindo empresários, autoridades públicas e lideranças do setor produtivo

Encontros promovidos -pela Fiep passaram por oito cidades do Paraná

Aproximadamente 400 pessoas, incluindo empresários, autoridades públicas e lideranças do setor produtivo e da sociedade civil, participaram das oito oficinas temáticas que a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promoveu para aprofundar as discussões sobre distritos industriais municipais. Na mobilização, que deu continuidade aos debates realizados nos Fóruns Regionais da Indústria, foram levantadas prioridades para o aprimoramento dos parques já existentes e a criação de novas estruturas que possam contribuir para a atração de investimentos industriais pelos municípios.

Leia também:
Eventos em oito regiões levantaram ações prioritárias na área de empregabilidade

O último encontro dessa rodada de oficinas temáticas foi realizado na sexta-feira (10), em Guarapuava, reunindo lideranças da regional Centro. Desde o mês passado, os eventos passaram também pelas cidades de Irati (Centro-Sul), Londrina (Norte), Campo Mourão (Noroeste), Ponta Grossa (Centro-Oriental), Curitiba (Leste), Cascavel (Oeste) e Francisco Beltrão (Sudoeste).

Entre os aproximadamente 400 participantes estiveram coordenadores e integrantes dos Conselhos Regionais da Fiep, presidentes de sindicatos industriais filiados à Federação, lideranças de outras entidades do setor produtivo e integrantes de administrações públicas, incluindo prefeitos e secretários municipais de pastas como as de Indústria e Comércio, de Desenvolvimento Econômico, de Planejamento e de Obras Públicas. Também participaram alguns empreendedores privados responsáveis por loteamentos destinados à instalação de distritos industriais. Ao todo, representantes de 74 municípios paranaenses estiveram presentes nas oito oficinas.

Ações prioritárias
Nas oficinas, organizadas pelos Conselhos Regionais da Fiep e com condução de técnicos e gestores da Federação, a entidade procurou levantar as principais demandas dos empresários em relação aos parques industriais já existentes em diferentes cidades. O objetivo dessa ação é contribuir para a priorização das ações necessárias para regularizar ou aprimorar essas estruturas.

Entre as principais demandas levantadas, cinco tópicos se destacaram ao se considerar o conjunto das oito regionais:

  • A criação de uma política pública, com regras claras, para regularização da propriedade dos imóveis nos parques industriais existentes.
  • A melhoria, pelos municípios, da infraestrutura básica dos parques industriais existentes – incluindo ruas, calçadas, iluminação pública, fornecimento de água, saneamento básico e galerias pluviais, entre outras áreas. Juntamente com essa melhoria, a criação de uma política pública estadual que facilite o financiamento ou dê subvenção econômica para os municípios fazerem a regularização dessa infraestrutura básica.
  • Para novos loteamentos industriais, o monitoramento e a participação ativa de entidades que representam a indústria – como sindicatos empresariais e a própria Fiep – na elaboração ou revisão dos planos diretores dos municípios, para que contemplem a inclusão das áreas necessárias para a expansão industrial em cada uma das cidades.
  • Criação de uma minuta de planos ou políticas de incentivos econômicos que possam ser usados pelos municípios para estimular a atração de investimentos industriais.
  • Readequação ou o esclarecimento dos procedimentos previstos na Lei 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) para alienação de imóveis, pela administração pública municipal, para fins de implantação de distritos industriais.

Cartilha
Além do levantamento das prioridades, a Fiep também apresentou em todas as regionais uma cartilha elaborada para orientar gestores públicos e lideranças dos municípios sobre os caminhos para a criação de distritos industriais. A publicação traz um passo a passo com todos os procedimentos para a estruturação de espaços que possam tornar as cidades mais atrativas para receber investimentos industriais e ampliar a geração de empregos e renda nas localidades.

Confira fotos dos participantes das oficinas de distritos industriais:

Irati (Centro-Sul) – 18/9

Londrina (Norte) – 23/9

Campo Mourão (Noroeste) – 24/9

Ponta Grossa (Centro-Oriental) – 30/9

Curitiba (Leste) – 3/10

Cascavel (Oeste) – 8/10

Francisco Beltrão (Sudoeste) – 9/10

Guarapuava (Centro) – 10/10

FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP
Faça parte do Canal do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR