UniSenai Business leva líderes brasileiros ao MIT e anuncia nova imersão em 2026

Nova turma será realizada em 2026, com foco em inteligência artificial aplicada a negócios industriais

O UniSenai Business Global, por meio da sua formação executiva para a indústria, conecta líderes brasileiros aos principais polos de inovação do mundo. Criado pelo UniSenai PR, o programa foi desenvolvido para preparar CEOs, diretores, gestores e tomadores de decisão para atuarem como protagonistas na era da Inteligência Artificial, unindo teoria estratégica, prática aplicada e uma imersão internacional de alto impacto.

A primeira edição, realizada em Boston em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), marcou profundamente os participantes. Durante a imersão em IA aplicada à gestão industrial, os executivos vivenciaram conferências exclusivas com pesquisadores do MIT, visitas técnicas a laboratórios e empresas de ponta — como o MIT-IBM Watson AI Lab e a Boston Dynamics, além de workshops práticos sobre novas tecnologias, automação e produtividade.

Experiência no MIT

Segundo o empresário paranaense Marcos Frazão, o impacto da iniciativa em sua trajetória foi grande. “Eu quero dizer a vocês que a minha vida foi transformada”, afirmou. Segundo ele, a experiência no MIT mostrou a velocidade com que a tecnologia está moldando a humanidade e reforçou a necessidade de o setor produtivo acompanhar essas mudanças. “Eu voltei para o Brasil e para o Paraná entusiasmado para aplicar todo o conhecimento que recebi”, disse, acrescentando que empresários deveriam “incorporar tecnologia, utilizar inteligência artificial e buscar competitividade para levar o negócio ainda mais longe”. Para Frazão, o Brasil “tem tudo para se tornar uma referência industrial para a América Latina e para o mundo”.

Já o diretor da Cimento Itambé e da Rio Unido Soluções Ambientais, Fábio Luiz Monteiro Garcia, também ressaltou o valor da experiência internacional. “Tenho certeza de que essa vivência será muito valiosa para levarmos novos aprendizados de volta ao Brasil”, afirmou à época. Ele agradeceu ao Sistema Fiep e ao UniSenai pela oportunidade de conhecer de perto o ecossistema de inovação de Massachusetts. “Estar ali, visitando o MIT e empresas de tecnologia, certamente terá um impacto importante no nosso trabalho no Brasil”, completou.

Por fim, o diretor agroindustrial do Grupo Pluma, Marcos Paludo, destacou o caráter prático e transformador da imersão. “A gente vai conseguir levar muita coisa boa de volta para o Brasil, ampliando nossos conhecimentos e aprimorando os processos das nossas indústrias”, afirmou durante a viagem. Ele também ressaltou a qualidade da programação e das conexões promovidas pelo UniSenai Business. “A experiência foi extremamente proveitosa. Toda a estrutura montada foi muito interessante, e tanto as palestras quanto as visitas foram de grande importância para o nosso desenvolvimento”, concluiu.

Próxima imersão no MIT

Após o sucesso da primeira edição, o UniSenai Business Global já definiu a data da próxima turma: 29 de abril a 1º de maio de 2026, novamente com foco em Inteligência Artificial aplicada a negócios industriais. Os participantes receberão certificado com chancela internacional emitido pelo UniSenai e terão acesso a uma vivência executiva imersiva no MIT — envolvendo networking, tendências tecnológicas e estratégias para transformar seus negócios.

O programa reforça a missão do UniSenai de capacitar líderes que atuem com visão global, preparo tecnológico e mentalidade inovadora, e promete reunir executivos dispostos a impulsionar a indústria brasileira para o futuro.

Clique aqui e garanta sua participação na próxima turma do UniSenai Business Global e viva uma imersão internacional no MIT, conectando-se às tendências que estão redefinindo a inovação e a competitividade industrial.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR