CINDACTA II é parceiro do Sesi em curso sobre alimentação inteligente

Participam colaboradores civis, militares e seus familiares, moradores do Bacacheri, comunidades religiosas, profissionais de posto de saúde, de quartéis circunvizinhos e de comércio de hortifruti

clique para ampliar Curso no CINDACTA II reúne colaboradores civis, militares e familiares e comunidade (Foto: Rogério Theodorovy)

Bolo de casca de banana, pudim de goiaba com casca, pizza de talos de espinafre e sardinha, suco de capim limão e alface. Estas são algumas receitas que 190 pessoas do bairro Bacacheri, em Curitiba, estão aprendendo nesta semana, no curso do programa Sesi Cozinha Brasil. O curso, que orienta sobre alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos, é uma parceria com Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), de Curitiba.

 Segundo a coronel Lourdes Silvério, o curso complementa o programa de planejamento do orçamento doméstico, que já ocorre na unidade, desde 2007. “O Cozinha Brasil  foca um maior equilíbrio financeiro, aliado a questão alimentar, pois fornece ao público informações nutricionais e orientações sobre como preparar uma alimentação com alto valor nutricional, e baixo custo gerando economia nos rendimentos mensais”, afirma Lourdes.

Os cursos do Cozinha Brasil são realizados em um caminhão-escola adaptado. Nutricionistas do Sesi ensinam sobre o preparo e consumo de alimentos saudáveis, aproveitamento integral dos alimentos, nutrição básica, cardápio equilibrado, higienização, planejamento, compras e conservação dos alimentos.

Segundo a coordenadora estadual do programa Sesi Cozinha Brasil, Vera Lúcia Coimbra, o público do curso em parceria com o Cindacta II é diferenciado, formado por pessoas que já trabalham, se dedicam e têm vocação para serviços sociais. Participam do curso colaboradores civis, militares e seus familiares,  moradores do Bacacheri, comunidades religiosas, posto de saúde, quartéis circunvizinhos, comércio de hortifruti, entre outros.

As aulas do Cozinha Brasil têm duração de duas horas e meia por dia e são ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite. Ao final do curso os alunos recebem, gratuitamente, o livro do Programa contendo 100 receitas ilustradas passo a passo, bem como o certificado de participação.       

 Próximas turmas – De 25 a 28 maio a unidade móvel do programa Cozinha Brasil estará no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Santa Rita, no bairro Tatuquara, em Curitiba. O curso é uma parceria com o Instituto Camargo Corrêa e CAVO (empresa de gestão ambiental do Grupo Camargo Corrêa), Fundação de Ação Social de Curitiba, Ação Social do Paraná e Aliança Empreendedora.

Já entre 02 a 05 de junho, o curso acontece no Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (SECONCI), no bairro Parolin, também em Curitiba, para colaboradores do setor e seus familiares. 

 No ano passado, 4.287 pessoas participaram dos cursos realizados pelo Cozinha Brasil, somando 60 parcerias com indústrias, prefeituras e outras entidades. Em 2009, já foram atendidas aproximadamente 1.500 pessoas. Desde 2005, quando começou a ser desenvolvido no Paraná, o programa já beneficiou 17,7 mil pessoas, através de mais de 200 parcerias, em 71 diferentes municípios do Estado.        

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR