
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) é uma das vencedoras do prêmio Top de Marketing 2010. Promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR), a premiação é o principal reconhecimento aos trabalhos de Marketing e Vendas desenvolvidos no Estado. A Fiep ficou em primeiro lugar na categoria “Indústria” pela campanha de divulgação da Contribuição Sindical Empresarial, criada pela sua Diretoria de Comunicação e Promoção. Na próxima semana, a Diretoria de Comunicação da Fiep também receberá três prêmios da Aberje, o mais importante da Comunicação Organizacional do Brasil. As vitórias foram nas áreas de Mídia Impressa, Mídia Digital e Memória Empresarial.
Acesse o site da campanha clicando aqui
O principal objetivo do Top de Marketing é reconhecer “cases” criativos e que tenham alcançado resultados positivos nos últimos 12 meses. Justamente esses dois quesitos foram a marca da campanha d a Fiep, integralmente desenvolvida pela Agência Interna da Federação. “Conseguimos elaborar uma excelente estratégia de comunicação, utilizando peças publicitárias criativas e os mais variados meios e ferramentas para atingir nosso público-alvo”, afirma o diretor de Comunicação e Promoção do Sistema Fiep, Ike Weber. “A real prova do sucesso da campanha foi o resultado obtido, já que tivemos um aumento significativo no número de empresas que recolheram a contribuição sindical”, acrescenta.
Com o mote “Faça deste compromisso um símbolo de força e união”, a campanha – promovida em parceria com as federações do Comércio (Fecomercio) e da Agricultura (Faep) – mostrava aos empresários que a contribuição, mais do que uma obrigação prevista em lei, é uma forma de fortalecer a economia do Paraná através da união de todos os segmentos. Para difundir esse conceito, foram utilizadas ferramentas de marketing direto, como o envio de email-marketing e a distribuição de cartazes, flyers e banners para as unidades do Sistema Fiep em todo o Estado e também para os sindicatos filiados às três federações.
Foram utilizados também instrumentos de web marketing, especialmente com a criação de um hot site que reunia informações sobre a Contribuição Sindical e onde também era possível imprimir a guia para efetuar o recolhimento. Em um mês, a página recebeu cerca de 6.500 visitantes. Uma campanha de publicidade – com anúncios em TV, rádio, jornal, revista e mídia externa – e o trabalho de assessoria de imprensa complementaram a campanha.
A ampla divulgação resultou em um aumento de 6,3% no número de empresas contribuintes, revertendo uma tendência de queda observada no ano anterior. O índice superou a meta traçada no início da campanha, que era alcançar um crescimento de 2,5% em 2010. Outro dado relevante é que, no Paraná, 11.221 empresas contribuem em caráter compulsório, sendo obrigadas a recolher o imposto. Mas este ano, em boa parte graças à cam¬panha, chegou-se a mais de 17 mil contribuintes. Isso significa que, do total de empresas que efe¬tuaram a Contribuição Sindical, 48,3% não seriam obrigadas a fazê-la, mas realizaram a arrecadação de for¬ma espontânea, mostrando que houve uma mudança na percepção dos empresários a respeito da contribuição.
Reconhecimento – O Top de Marketing 2010 é a quarta premiação recebida pela Diretoria de Comunicação e Promoção do Sistema Fiep em outubro. Há duas semanas, a instituição foi anunciada como a vencedora em três categorias do Prêmio Aberje, o mais importante da Comunicação Organizacional do Brasil. Os cases premiados pela Aberje dentro da Região Sul foram a Comunicação Editorial do Sistema Fiep, com a série de publicações Observatório da Indústria, na categoria Mídia Impressa; o mix de Comunicação dos 65 anos da Fiep, no grupo Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial; e a Comunicação Digital da entidade, na categoria Mídia Digital. No ano passado, a Diretoria de Comunicação e Promoção do Sistema Fiep também venceu o Top de Marketing na categoria Serviço com o case “Senai Empresas”.