O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do Senai e do Centro Internacional de Negócios, trouxe ao Centro de Eventos do Sistema Fiep (Cietep) nesta terça-feira (25) quatro grandes importadores do setor madeireiro e moveleiro do Canadá. Interessados em importar grandes volumes de madeira dura e de reflorestamento, compensados e móveis em pinus e eucaliptus, eles realizaram rodadas de negócios com 21 empresas paranaenses do setor – que podem resultar em contratos de exportação nas próximas semanas.
O Paraná já é o maior exportador de produtos de base florestal do Brasil, com US$ 908 milhões exportados de janeiro a setembro deste ano só em madeira e móveis – quase a metade do que exportou o Brasil. Mas, para o Canadá, o volume ainda é tímido – foi de US$14,2 milhões no mesmo período. “A missão vai resultar em contratos e em uma maior visibilidade para o produto paranaense”, acrescenta o coordenador do Conselho Setorial da Indústria de Base Florestal da Fiep, Roberto Gava..
“Os importadores querem conhecer o potencial das empresas paranaenses, tanto em qualidade quanto em preço”, explica o consultor François Goudbout, representante do grupo.
Além da rodada e de uma palestra com o especialista Clovis Rech, da Revista Madeira, foram realizadas visitas técnicas a empresas do interior do estado.
A missão de importadores é fruto de uma viagem recente de representantes do Senai à região canadense do Québec para firmar parcerias pedagógicas e empresariais.