Educação e negócios

Especialista da América Latina participa do Global Forum

Especialista da América Latina participa do Global Forum

O filósofo e educador colombiano José Bernardo Toro participa dos grupos de trabalho no encontro que acontece de 18 a 20 de junho, no Cietep, em Curitiba
 
O filósofo e educador colombiano José Bernardo Toro, considerado um dos maiores pensadores do Terceiro Setor na atualidade, confirmou presença no Global Forum América Latina, encontro que reunirá, de 18 a 20 de junho, no Cietep, em Curitiba, empresários, executivos, e representantes da área acadêmica, do poder público e da sociedade civil. As inscrições podem ser feitas no site www.globalforum.com.br.

Bernardo Toro é assessor estratégico da Fundação Avina, instituição que contribui para o desenvolvimento sustentável da América Latina. Toro atuou por mais de 30 anos como assessor e consultor de Educação, Comunicação e Mobilização Social no Brasil, Chile e México. Também foi consultor para a Reforma Educativa de Minas Gerais e para a Reforma Educativa do Chile.

Suas análises e reflexões a respeito de educação na América Latina fogem das visões tradicionais, dos padrões esquemáticos, enfatizando o papel da comunicação e da mídia para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e livre. “Considera-se educação a criação de condições estáveis para que cada geração possa se apropriar do melhor saber disponível. A educação, sozinha, não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande mudança se faz sem educação”, afirma, ressaltando que, desta forma, a educação pode se tornar um mecanismo de transformação social.

A proposta do Global Forum é repensar o papel da educação para os negócios, com foco na sustentabilidade. O encontro é uma promoção da Unindus – universidade corporativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Programação – O consultor indiano Ram Charan, identificado pela revista Fortune como o maior especialista em governança corporativa, é um dos destaques do Global Forum. Listado entre as dez maiores fontes para programas de desenvolvimento de executivos pela BusinessWeek, Charan já atuou nos bastidores de grandes corporações como DuPont, General Eletric, Ford, Duke Energy e Verizon e falará sobre “os desafios estratégicos da cooperação para a sustentabilidade”.

A palestra de abertura terá como tema os “Princípios da educação em administração e gestão responsável” e será proferida por Jonas Haertle, da ONU e pelo presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Administração (Anpad), Carlos Osmar Bertero.

Oscar Motomura, fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, centro de excelência em gestão de alcance mundial com núcleo em São Paulo, falará sobre as alianças estratégicas entre empresas, universidades e sociedade cooperando para a sustentabilidade na quinta-feira (19).

Na sexta-feira (20), o destaque é a palestra “O sonho possível: a sustentabilidade como a oportunidade de negócios no século XXI”, que contará com a presença de Hector Nuñez, presidente do Wal-Mart Brasil; Antonio de Araujo Freitas, da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad); Ronald Fry, da Weatherhead Management School Case Western Reserve University; Juan Urrutia, catedrático de Fundamentos Del Análisis Económico, da Espanha; e Jorge Guimarães, presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR