Sistema Fiep recebe Prêmio Expressão

Bolsa de Reciclagem, operada pelo Senai, recebe Prêmio Expressão de Ecologia

O projeto Bolsa de Reciclagem, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, operado pelo Senai/Centro Tecnológico de Saneamento e Meio Ambiente, será um dos 10 projetos paranaenses a receber nesta sexta-feira (25) o 13º Prêmio Expressão de Ecologia, promovido pela Editora Expressão. A entrega será realizada na cidade de Triunfo (RS), onde também será divulgado o Anuário Expressão de Ecologia, que contém a descrição de todos os cases premiados.

A Bolsa já conta com 2.500 empresas cadastradas. Destas, apenas 10% negociaram este ano R$ 820.500 entre compras e vendas de resíduos recicláveis. As demais não revelam o montante negociado. As empresas pertence a 30 setores, que já publicaram 2 mil anúncios de compra e venda desde o lançamento, em 2001. O plástico é o mais negociado, seguido por equipamentos, mobiliário e metais. Dos contatos realizados, em média 18% resultam em negócios.

Para 2006 o sistema da Bolsa terá maior agilidade e rapidez no contato entre quem oferta e quem procura, proporcionando melhores resultados nos negócios dos usuários. O website da Bolsa recebeu a média de 252 visitas por dia, com 1.117 anúncios de resíduos, atualizados a cada 60 dias. Todos os dias entram mais de 10 novos anúncio de resíduos. Os anúncios de oferta e procura são organizados por tipo de resíduo: Borracha, Papel, Plástico, Madeira, Metais, Equipamentos e mobiliários, Químicos, entre outros.

Muitas empresas utilizam a Bolsa para aumentar a carteira de clientes, para buscar melhores preços, como também consultar preços de outros estados, pois cada vez mais este serviço está sendo descoberto pelas empresas de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que são os principais centros de serviços de reciclagem do Brasil.

”A bolsa de reciclagem permite que resíduos que seriam jogados no meio ambiente sejam reaproveitados para outros fins, minimizando os impactos ambientais e aumentando o uso de matérias-primas”, explica o coordenador da Área de Assessoria Técnica e Tecnológica do Cetsam, Adilson Luiz de Paula Souza.

Para o Sistema Fiep, o bom resultado é uma forma de fomentar a responsabilidade ambiental na indústria, uma área ainda recente, mas que já deu grandes passos. Um exemplo são as empresas certificadas pela norma ISO 14.000, que só podem comprar e vender de empresas que possuam licença ambiental.

O crescimento do volume de resíduos anunciados na Bolsa de Reciclagem demonstra que progressivamente canais do mercado da valorização de resíduos tornam-se mais atuantes e em maior número. “A assiduidade e o retorno do cliente ao serviço da Bolsa de Reciclagem demonstra que a expectativa vem sendo atendida pela maioria dos empresários”, afirma Souza. “Os resultados obtidos através da Bolsa de Reciclagem atingem âmbitos sociais, econômicos, ambientais e científicos, podendo promover melhorias ambientais em regiões de densidade industrial e escassez de serviços de destinação de resíduos”, destaca.

O site da Bolsa de Reciclagem é o www.bolsafiep.com.br.


Prêmio Expressão


O evento de premiação terá as presenças da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Ministro da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. Além de representantes da Fatma, Ibama, Prefeitura de Porto Alegre e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, entre outras autoridades.


Das 14 categorias que compõem a premiação, a que registrou o maior volume de inscrições foi Educação Ambiental, com 30 cases, seguida por Conservação de Insumos de Produção, com 12 trabalhos. A categoria estreante nessa edição do Prêmio, Reciclagem, foi a terceira mais concorrida da premiação, com 11 projetos. As demais categorias em disputa são Controle da Poluição, Recuperação de Áreas Degradadas, Produto Verde, Marketing Ecológico, Conservação de Recursos Naturais, Tecnologia de Controle Ambiental, Gestão Ambiental, Agropecuária, Turismo e Qualidade de Vida, Manejo Florestal e Entidade de Classe.

Os cases dos vencedores serão publicados no Anuário Expressão de Ecologia, que irá circular a partir de novembro com um balanço ambiental da Região Sul. A Editora Expressão trabalha há mais de 12 anos com o tema desenvolvimento sustentado e é detentora do Prêmio Ethos de Jornalismo e Prêmio Veículo do Ano em Comunicação Empresarial, entre outras premiações.


Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR