Sesi Atleta do Futuro reúne 1.660 crianças em São José dos Pinhais

Lançamento do projeto aconteceu no sábado (18), e reuniu as crianças, os pais e as empresas parceiras Comporta, Conduspar e Vale Fértil

Apresentações de capoeira, ginástica rítmica e kung fu, partidas de voleibol, futsal e handebol e brincadeiras marcaram o lançamento do projeto Sesi Atleta do Futuro de São José dos Pinhais, no sábado (18). O projeto já está implantado na cidade, onde beneficia 1.660 crianças, de 6 a 17 anos. São 33 núcleos, instalados em parceria com a prefeitura e as empresas Comporta, Conduspar e Vale Fértil.

Confira a galeria de imagens

“Nossos parceiros industriais são os principais responsáveis pelo sucesso deste projeto, que reúne 38 mil crianças em todo o Estado. Este é um projeto que possui um impacto social significativo”, destacou Ademir Vicente da Silva, gerente regional Sesi/Senai Curitiba e Região Metropolitana, durante o lançamento, que teve a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Padilha, do gerente do Sesi de São José dos Pinhais, Marcos Marcondes da Silveira, e da gerente de Esporte e Lazer do Sesi, Débora de Lara.

As empresas parceiras destacaram o papel social da iniciativa. “Estamos dando para essas crianças uma esperança de futuro”, afirmou Marcelino Campos Vidal Jr, gerente de marketing da Vale Fértil.

Para Raphael Vial, diretor industrial da Conduspar, o projeto é um elemento de motivação para as crianças. “O Brasil sofre com a falta de incentivo ao esporte. Essa é uma iniciativa que vem para mudar essa realidade”, disse. “É importante investir no futuro das crianças para que eles sejam adultos vencedores”, observou Cristiane Pereira, supervisora de marketing da Comporta.

Segundo o secretário Claudio Padilha, a parceria com o Sesi tem sido fundamental para o desenvolvimento do esporte no município. “Estamos criando futuros atletas que poderão representar nosso município em competições nacionais e internacionais, como os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Olímpicos de 2016”, disse.

O projeto – Desenvolvido pelo Sesi, em todo o País, o Atleta do Futuro é um grande destaque no Paraná, onde reúne 38 mil crianças, em núcleos instalados em 85 indústrias paranaenses. É o segundo maior do Brasil, após São Paulo.

A metodologia inovadora do Atleta do Futuro foca o esporte como o caminho para uma vida saudável. Os jovens têm iniciação ao esporte e, além disso, recebem ações educativas relacionadas à ética, respeito ao meio ambiente, direitos e deveres, consumo consciente.

Em Curitiba e Região Metropolitana, são 6.000 crianças. Além das indústrias de São José dos Pinhais, existem núcleos instalados em empresas como a Robert Bosch, a Volvo, a CNH e a Becton Dickinson (na Cidade Industrial), além da Votorantim e a Metalesp, de Rio Branco do Sul.

As crianças participam, no contraturno escolar, de 14 modalidades esportivas: voleibol, futebol, basquete, handebol, futsal, ginástica rítmica, atletismo, karatê, taekwondo, capoeira, kung fu, tênis de mesa, judô e iniciação esportiva.

Christian da Silva Campos, de 16 anos, participa do time de futebol de campo desde o ano passado. “O projeto é muito interessante. Depois que comecei a participar, mudou muita coisa na minha vida. Antes eu ficava nas ruas, e a prática do esporte evitou que eu entrasse para o mundo das drogas”, disse.

Segundo Letícia Cardoso da Cruz, de 12 anos, o esporte trouxe benefícios para a saúde. “Antes de eu começar a jogar voleibol, tinha a saúde muito fraca, Hoje posso dizer que sou uma atleta”.

Para Fabio da Silva e Andreia Cornachini, pais de Ynaiara, de 12 anos, atleta do voleibol, participar do Atleta do Futuro ajudou no desenvolvimento físico e escolar da filha. “Ela cresceu bastante. No tempo livre, ela está ocupando a cabeça com a prática de esportes, melhorando assim a qualidade de vida”, disse Andreia.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR