Vice-cônsul norte-americano é recebido no Paraná pela Fiep e ACP

Objetivo da aproximação é estreitar as relações comerciais com os EUA, que já foram o principal parceiro comercial do Brasil

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Associação Comercial do Paraná (ACP), através do seu Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI), ofereceram nesta sexta-feira (07) um café da manhã ao vice-cônsul dos Estados Unidos (EUA), Jonathan Posner. O objetivo do encontro foi estreitar os laços comerciais entre os EUA e o Paraná.

Presente no evento, o vice-presidente da Fiep, Hélio Bampi, destacou a necessidade de retomar as relações com este país que em um passado recente foi o principal parceiro comercial do Brasil. “Temos que revitalizar este relacionamento.”, afirmou Bampi, que vê grandes  oportunidades de sinergia entre as duas economias na área da chamada “economia criativa”, que compreende a produção de bens culturais, como a música e o cinema.

Segundo o norte-americano, o Paraná é visto como um Estado onde há grandes oportunidades de negócios a serem exploradas. “Muitos países já vieram aqui, porque nós ainda não?”, indagou. De acordo com o representante consular, existe grande interesse dos EUA nas áreas de telecomunicações, meio ambiente e saúde.

Dentre os temas abordados na reunião foi reivindicada a instalação de um consulado dos Estados Unidos no Paraná, como forma de facilitar o entrosamento e desenvolver as relações econômicas entre os dois países. Posner afirmou que levará a demanda ao embaixador norte-americano em Brasília.

Realizado na sede da ACP, no Centro de Curitiba, o evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre representantes da comunidade consular, empresários, representantes do governo estadual e municipal e da comunidade acadêmica.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR