Histórias de sucesso são exemplos para o desenvolvimento

Lideranças do Oeste reunem-se no Fórum Futuro 10, em Cascavel, para traçar estratégias para o desenvolvimento sustentável

Cerca de 600 lideranças de 39 municípios da região Oeste reuniram-se nesta quinta-feira (15/09), em Cascavel, no Fórum Futuro 10. Criado para indicar propostas de desenvolvimento sustentável para o Paraná, o Fórum reúne entidades representativas do setor produtivo do Estado, entre elas a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e a Rede Paranaense de Comunicação (RPC).

O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, destacou que eventos como este são fundamentais para provocar as mudanças necessárias para o País. “Só assim conseguiremos sair da tutela do Estado e sermos donos do nosso destino”, enfatizou. Para ele, é preciso criar uma nova ordem no Brasil. “Não é mais possível que a sociedade seja explorada pela carga tributária excessiva e oprimida pelo sistema burocrático”, disse.

Utilizando uma metodologia de trabalho que resgata histórias de sucesso, a Investigação Apreciativa, os participantes do Fórum buscam exemplos de como é possível promover o desenvolvimento regional. Foi isso que aconteceu em Cascavel, que sediou a quinta edição do Fórum Futuro 10.

O Fórum será realizado ainda em Umuarama, Guarapuava e Curitiba e, em dezembro, deve acontecer um encontro para consolidar as propostas. “A partir delas vamos elaborar um plano estratégico de desenvolvimento para o Estado”, explica o presidente do Sistema Fiep. Já foram realizados eventos em Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu.

Para o vice-presidente do Sistema Fiep e secretário de Indústria e Comércio de Cascavel, José Luiz Parzianello, o desenvolvimento da região só será alcançado com a articulação conjunta de todas as forças políticas e econômicas da região. Para ele, esta união de forças começa a se concretizar com a realização do Fórum Futuro 10 Paraná.

Os temas discutidos em Cascavel foram: comércio, turismo e serviços; cultura e educação; agronegócio; meio ambiente e florestas; infra-estrutura; saúde e qualidade de vida; cidadania, mobilização e responsabilidade social; industrialização, metropolização e urbanização; pesquisa, tecnologia e universidade; visão política e gestão pública; e segurança.


Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR