Paraná vai ganhar 100 novas salas de cinema

Projeto Multi Cine Paraná, elaborado pelo Sistema Fiep e Sindicato da Indústria Audiovisual levará cultura e entretenimento a mais de 25 municípios paranaenses

As regiões metropolitanas de grandes cidades paranaenses contarão com um atrativo a mais na área de entretenimento e cultura. Nos próximos cinco anos, deverão ser criadas 100 novas salas de cinemas, em municípios carentes de infra-estrutura de lazer e entretenimento. A meta do projeto Multi Cine Paraná é atender cidades da Região Metropolitana de Curitiba e municípios vizinhos de Cascavel e Londrina.


O projeto tem o apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio da Diretoria de Captação e Fomento e é organizado por oito empresários da indústria cinematográfica paranaense. “É inegável a oportunidade do empreendimento, que chega em momento apropriado em sintonia com a nova indústria do cinema brasileiro”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “O Paraná sempre contou com grandes profissionais no setor de cinema e este projeto é o impulso que faltava”, afirma o deputado estadual, Ângelo Vanhoni (PT), que é parceiro do projeto.


Para captar recursos para a construção das 100 salas, será criado um Fundo de Participações e Investimentos. A previsão é que este fundo movimente R$ 45 milhões. Os recursos virão na forma de capital de risco ou investimentos subsidiados. O Imposto de Renda (IR) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) poderão ser usadas na formação do fundo, pois poderão ser abatidos conforme previsto na MP nº 2228-1 de 06 de setembro de 2001 do FUNCINES (Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional).


De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Audiovisual do Paraná, Lucas Amberg, o projeto está em processo de aprovação pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e está esperando emissão de certificados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). “Isso deve ser feito até o final do ano. A previsão é de que em janeiro comecem as captações”. Para promover a captação, o projeto terá o apoio da GRC Visão e Global Invest, que serão os agentes captadores de recursos.


Amberg explica que os principais objetivos do projeto são o desenvolvimento da indústria cinematográfica no Paraná, o estímulo à produção local e a promoção da cultura paranaense. “Além disso, queremos levar cultura e entretenimento à população que não tem acesso ao cinema, a preços mais populares”.


A programação dos cinemas abrangerá tanto filmes nacionais e internacionais do circuito comercial, quanto produções do circuito alternativo. “Pretendemos desenvolver o maior circuito exibidor do Estado do Paraná e um dos maiores do Brasil”, afirma o presidente do sindicato.


Multiplex – Serão construídas “ilhas culturais” que abrangem salas no sistema multiplex, sendo duas salas em municípios com até 50 mil habitantes, e quatro em municípios com mais de 80 mil habitantes, bomboniere, café livraria, além de lojas de presentes e entretenimento.


O primeiro multiplex começa a ser construído em junho de 2006. Paranaguá, Cascavel, Ibiporã, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Araucária, Colombo, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Londrina, Guarapuava e Cianorte estão entre as cidades que devem receber os novos empreendimentos.


Para agilizar a implantação das salas de cinema, serão firmadas parcerias com as prefeituras dos municípios para o apoio logístico do empreendimento. “É um projeto muito interessante para as prefeituras, pois estará desenvolvendo a região movimentando o comércio”. Quando todos os multiplex estiverem funcionando, a previsão é de que cerca de 350 mil pessoas assistam às sessões, gerando um faturamento anual de mais de R$ 34 milhões.


Segundo Amberg, mais de 1100 empregos diretos serão gerados só para a manutenção das salas e programação das sessões de filmes. Todos os gerentes regionais e agentes cinematográficos receberão treinamento da AMC Theaters – American Multi-Cinema Inc. -, um dos maiores circuitos norte americano de salas de exibição, além de treinamento específico de acordo com as tecnologias envolvidas no processo. “Nossa intenção é de que 80% do corpo de funcionários seja formado por estudantes que ainda estão na faculdade e recém-formados. Queremos dar a oportunidade de primeiro emprego a centenas de jovens”.


Hoje o Paraná conta com apenas 120 salas de cinema, sendo 65 em Curitiba. Dos 399 municípios do Estado, somente 26 possuem sala de exibição. “Queremos reverter essa realidade. Hoje existe uma média de cem mil pessoas por sala de exibição. O objetivo é oferecer uma sala para cada trinta mil habitantes, o que é uma média do mercado internacional”, explica Amberg. As novas salas não concorrerão com as já existentes, pois serão instaladas exatamente em regiões não atendidas pelos exibidores atuais.


Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR