Fórum projeta o futuro da RMC

Fórum Futuro 10 projeta futuro da Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira e Litoral. Em novembro será realizada a etapa estadual.

Se depender dos 1.100 participantes da etapa curitibana do Fórum Futuro 10 Paraná, a capital do estado e sua Região Metropolitana devem diversificar e regionalizar o parque industrial para alcançar o desenvolvimento econômico sustentável daqui a 10 anos. Esta foi uma das principais proposições do encontro realizado nesta terça-feira (25/10) no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba.



Promovido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e demais entidades representativas do setor produtivo paranaense, o Fórum debateu projetos de desenvolvimento que devem ser mantidos e reforçados e também projetaram uma visão de futuro para a Região Metropolitana de Curitiba para a próxima década. “No lugar de versar sobre os problemas do presente, resgatamos as experiências positivas do passado para aplicá-las na forma de metas para o futuro”, explica o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.



Além do desenvolvimento econômico, temas como preservação ambiental e educação também foram destacados durante o Fórum. “Foram citados diversos programas de educação integrada e a aliança entre diferentes associações de classe”, informa Ilma Barros, da coordenação de Desenvolvimento Organizacional da Fiep. “O ponto mais positivo para nossa comunidade foi definido como consciência ambiental”, explicou.



Os participantes foram divididos em grupos pequenos que escolhiam um dentre 11 temas – incluindo indústria, educação e pesquisa.



A última cidade a realizar seu Fórum será Guarapuava, no dia 08 de novembro. Dois dias depois será realizado em Curitiba o Fórum estadual, com líderes de cada região por onde o evento passou. Deste encontro sairá o documento que será entregue ao governo estadual e demais autoridades para embasar políticas públicas que ajudem a construir o futuro projetado pelo Fórum. “Temos que assumir o compromisso de entregar para as futuras gerações um mundo melhor ou pelo menos igual ao que recebemos. Neste processo, planejamentos como o do Fórum Futuro 10 é fundamental”, destaca Rocha Loures.



Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR