Institucional > FIEP

Sesi Verão é aprovado por veranistas

Lazer, educação e esporte chegam às praias paranaenses. Programa do Sistema Fiep atende veranistas e comunidades carentes do litoral

Começou, no último dia 03 de janeiro, em Pontal do Paraná, com participação em massa dos veranistas locais, o Sesi Verão, um projeto realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) por meio do Sesi Paraná.

O projeto, que prossegue até o dia 05 de fevereiro, oferece uma programação de atividades diversificadas durante o verão com ações de lazer, cultura, saúde e responsabilidade social. Apesar de já estar acontecendo, o Sesi Verão tem dois lançamentos especiais programados. O primeiro acontece no dia 13 de janeiro (sexta-feira), juntamente com o Festival do Caranguejo na praia de Shangri-lá. Na seqüência, no sábado (14), será inaugurada a Praça Sesi, na Praça Central de Guaratuba. No local, os banhistas contarão com atividades de saúde como massoterapia, medição de pressão arterial, teste de glicose e colesterol, orientações sobre atividade física; educação, com contadores de histórias, leitura e recreação; responsabilidade social, com orientações sobre coleta seletiva do lixo (Projeto Valorizar é Preciso), oficinas de papel machê e lazer, com oficina de malabares, recreação, camarim de pintura. Todas estarão disponíveis das 20h às 24h.

Outro importante trabalho desenvolvido pelo Sesi Verão é o atendimento a comunidades carentes do litoral. Todas as terças-feiras, a unidade móvel do projeto atende uma comunidade levando atividades de lazer e educação ambiental para os moradores. A primeira comunidade atendida no dia 03 de janeiro foi a Colônia Pereira, em Pontal do Paraná. As comunidades de Vila Nova, Guaraguaçu, Maciel e Tabuleiro serão atendidas na próximas semanas até o final do projeto.
A Unidade Móvel também atende os banhistas de quarta a domingo, sendo que a cada semana estaciona em uma praia diferente. Nesta primeira semana o Sesi Verão itinerante fica em Pontal do Paraná. Na próxima estará em Shangri-lá e, na seqüência em Ipanema, Santa Terezinha e Praia de Leste.

No Núcleo Fixo de Guaratuba, no Balneário Eliana, o projeto proporciona ao público ginástica, dança, oficinas criativas, esportivas e recreativas, com empréstimo de material esportivo, de guarda-sóis e cadeiras. No mesmo local, de quinta a sábado, são realizados happy hours na praia com apresentação de música num repertório que inclui Chorinho, Samba e MPB, além de peças teatrais. “O que diferencia o Sesi Verão das outras atividades que geralmente os veranistas encontram nas praias durante a temporada é o cunho cultural e social do projeto”, afirma Roberto Costacurta, coordenador de lazer do Sesi Paraná. Segundo ele, além da ginástica, dança, lazer e serviços de educação e saúde o programa também atende aqueles que raramente recebem a atenção na temporada: as comunidades carentes. “Os moradores dos locais onde estamos como Sesi Verão também merecem essa atenção especial”, conclui.

Sesi Verão

Núcleo Fixo
Local: Balneário Eliana
De terça a domingo, das 9h às 12h e das 16h às 20h – saúde, lazer, educação e responsabilidades social
De quinta a sábado – Happy Hours com música e teatro

Praça Sesi
Local: Praça Central de Guaratuba
Dias: a partir de 12 de janeiro, das 20h às 24h
Atividades: saúde, cultura, educação, responsabilidades social e lazer

Unidade Móvel
Locais: comunidades (terças-feiras) / praias (quarta a domingo)
Dias: a partir de 03 de janeiro
Horários: das 9h às 12h e das 16h às 20h
Atividades: ações sócio-educativas e de lazer

About Author