Institucional > FIEP

Sesi por um Brasil Alfabetizado

As aulas começam dia 3 de abril, em 37 municípios paranaenses. Entre 2003 e 2005 o Sesi Paraná desenvolveu o projeto junto a 9.242 pessoas.

Brasil Alfabetizado inicia aulas em abril com 3.500 inscritos

Cerca de 3.500 pessoas, jovens e adultos de 37 municípios do Paraná, já se matricularam para a próxima etapa do Projeto Sesi por um Brasil Alfabetizado – de combate ao analfabetismo. As aulas começam dia 3 de abril.

Parceria entre o Sesi Paraná, o Sesi Nacional, o Ministério da Educação e Cultura e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o Brasil Alfabetizado recebe jovens e adultos que não sabem ler e escrever e lhes oferece trabalho pedagógico para se alfabetizarem, melhorar as condições de vida e o sentimento de cidadania.

Desde que foi iniciado, em agosto de 2003, o Projeto Sesi por um Brasil Alfabetizado já beneficiou cerca de 9.300 pessoas em todo o Paraná.
A metodologia adotada no Estado é resultado das parcerias com a Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal da Educação, por meio da proposta “Mutirão das Letras”.

O projeto contempla turmas de 20 a 25 alunos e tem duração de seis meses em cada etapa, o que corresponde à carga horária total de 240 horas. As aulas são diárias, com duração de duas horas e meia, durante quatro dias por semana.

Parceiros do Sesi, como indústrias, igrejas e associações de bairros entram com a estrutura física (espaço, mesas, carteiras). O Sesi Nacional e o Sesi Paraná garantem o material dos alunos e de sala de aula, de orientadores pedagógicos e alfabetizadores (professores ou pessoas da comunidade preparadas para a atividade).

Ao final da etapa, o aluno recebe seu certificado e é encaminhado para continuidade dos estudos através de entidades parceiras do Sesi que atuam na área de educação de jovens e adultos.


About Author