Institucional > FIEP

Ginástica Ritmica

Equipe – Sesi/Sadia/Toledo conquista bicampeonato brasileiro

Equipe – Sesi/Sadia/Toledo conquista bicampeonato brasileiro


As campeãs formam a equipe de excelência da Ginástica Rítmica de Toledo, que no total envolve cerca de 600 meninas da comunidade e que adota a metodologia do projeto Sesi Atleta do Futuro. 
 
A equipe Sesi/Sadia/Toledo conquistou o bicampeonato no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, realizado em Aracaju (SE) de 3 a 6 de agosto e que reuniu representantes de nove estados brasileiros e 13 clubes. A equipe campeã brasileira é formada pelas atletas Ana Paula Scheffer, Karen Picinin, Jéssica de Oliveira, Vivian Iamamotto e Angélica Kvieczynski.

Ana Paula Scheffer, que atualmente integra a seleção brasileira, foi considerada a melhor ginasta do país, pelo segundo ano consecutivo. “Ana Paula, campeã brasileira em 2005 e 2006, é seguramente a melhor ginasta do Brasil”, disse a técnica da equipe, Anita Klemann. A equipe ficou com o título de campeã geral por equipe, além dos primeiros lugares no individual. Ana Paula Scheffer ficou em primeiro lugar geral; Karen Piccinin, em segundo e Angélica Kvieczynski em quarto lugar na classificação individual geral – embora ainda pertença à categoria juvenil.

Em terceiro lugar geral ficou Luiza Filgueiras, do Pará. Por aparelho, as atletas da Sadia conquistaram o ouro em fita, prata em maças e bola e bronze em corda para Ana Paula Scheffer; ouro em maças e prata em fita, para Karen Picinin e ouro em corda para Angélica Kvieczynski.
A equipe, conforme a técnica Anita Klemann, mostrou a supremacia no conjunto de suas atletas, especialmente com o desempenho de Ana Paula. Além disso, Angélica Kvieczynski, que ainda é da categoria juvenil, surpreendeu com o primeiro lugar no aparelho corda e o quarto lugar na classificação geral.

Atleta do Futuro – As campeãs brasileiras formam a equipe de excelência do projeto de Ginástica Rítmica que vem sendo desenvolvido em Toledo há 15 anos e que beneficia cerca de 600 meninas da comunidade. O projeto foi iniciado pela Sadia AS, junto com a prefeitura do município.

O Sesi Paraná juntou-se à parceria a partir do ano passado, abrindo seu Ginásio de esporte para o treinamento e preparativos da equipe principal. Além disso, em março deste ano, a Ginástica Rítmica de Toledo passou a adotar a metodologia inovadora do projeto Sesi Atleta do Futuro. Desenvolvida pelo Sesi de São Paulo e adaptada pelo Sesi Paraná, de acordo com as necessidades locais, a metodologia tem como foco a criação de hábitos e cultura esportiva, envolvendo ações de educação e cidadania, de desenvolvimento pessoal e de valores éticos.



Angélica kvieczynski garante vaga para o Pan Juvenil



A atleta Angélica kvieczynski, da Sadia/Toledo/Sesi, ficou entre as três convocadas pela Confederação Brasileira de Ginástica para o Campeonato Pan-Americano Juvenil, que será realizado de 22 a 27 de agosto, no Canadá.

Além de Angélica foram convocadas Natália Gáudio, do Espírito Santo, e Eliane Sampaio do Rio Grande do Sul. As três atletas vão representar o Brasil na competição, atendendo convocação da Confederação Brasileira de Ginástica. Angélica vai representar o Brasil na competição, na categoria individual. A técnica Anita Klemann acompanhou a seletiva e colheu os elogios dados à ginasta, que mesmo com um forte resfriado treinou regularmente e assegurou a vaga na competição internacional.

No individual, Angélica já representou o Brasil na competição realizada em 2004, em São Salvador, El Salvador, ficando com o sexto lugar geral, melhor colocação brasileira naquela competição. Angélica, que é campeã brasileira juvenil, primeiro nos aparelhos corda e maças e terceiro lugar no arco, pretende melhorar o seu desempenho em relação a competição anterior.

No conjunto, a equipe da Sadia/Toledo/Sesi vai representar o Brasil. Ela já foi convocada pela CBG e está treinando intensamente em Toledo. A equipe, comandada pela técnica Anita Klemann, vai participar no conjunto com as atletas Fabiane Corbari, Jéssica de Oliveira, Géssica Thomaz, Maria Luiza Hoffmann, Simone Luiz e Maiara Assis. Os treinos estão sendo realizados em Toledo, no Centro de Treinamento de GR.

About Author