Convenção Coletiva

Trabalhadores e indústrias de alimentação fecham acordo salarial

Trabalhadores e indústrias de alimentação fecham acordo salarial

Negociações, conduzidas pela Fiep, levaram à renovação da CCT com reajuste 40% acima da inflação


A Federação das Indústrias do Estado do Paraná e os sindicatos patronais do segmento de alimentação finalizaram as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2006/2007 com quatro sindicatos de trabalhadores de diversas regiões do Estado. As negociações levaram à renovação da CCT com reajuste de 4% a partir do mês de setembro para quem recebe piso ou acima, e mais 1% a ser aplicado no piso a partir do mês de fevereiro de 2007.

De acordo com cálculos do Departamento de Assistência Sindical da Fiep o índice de reajuste negociado, referente à data base de setembro, ficou 40% acima da inflação. Já para quem recebe o piso, o aumento chegará, em fevereiro, a 75%.

Além do reajuste, a convenção também definiu que as empresas deverão entregar cópia do laudo de riscos ambientais para o sindicato de trabalhadores, sempre que houver renovação daquele documento, e ainda liberar o presidente e vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA para participar de treinamento anual.

A renovação da CCT foi assinada pela Fiep e pelos sindicatos patronais das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná; da Indústria do Arroz, Milho, Soja e Beneficiamento do Café do Estado do Paraná; da Indústria de Mandioca do Estado do Paraná; e da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná.

Pelos trabalhadores, firmaram a renovação o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral, do Vinho e Água Mineral, do Azeite e Óleos Alimentícios, da Torrefação e Moagem de Café de Curitiba e Região Metropolitana, dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Antonio Olinto, Campo do Tenente (…); Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Afins e do Café Solúvel de Londrina e Região; Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Maringá; e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Cerveja e Bebidas em Geral, Azeite e Óleos Alimentícios, Torrefação e Moagem de Café, Trigo, Milho, Soja e Mandioca de Ponta Grossa.

O setor de Fabricação de Produtos Alimentícios e Bebidas do Paraná, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS 2005, é formado por 3.797 indústrias, que empregam 123.578 trabalhadores.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR