Escola Indústria Itinerante

Sesi e Senai assinam convênios com prefeituras de Maringá e Apucarana

Sesi e Senai assinam convênios com prefeituras de Maringá e Apucarana

Objetivo é implantar programa de orientação profissional a alunos de 7ª e 8ª séries


O Sistema Fiep, por meio do Sesi e do Senai, firmou nesta quarta-feira (17) protocolo de intenções com a Secretaria de Educação de Maringá e a Prefeitura de Apucarana para a implantação do projeto Sesi/Senai – Escola Indústria Itinerante.

Presente em 51 escolas públicas do Estado, o projeto leva orientação profissional para alunos de 7ª e 8ª séries, por meio de vivências nas áreas de empreendedorismo, tecnologia, valores e bem-estar. O convênio foi firmado durante a Olimpíada do Conhecimento, torneio de educação profissional do Senai, promovido com o apoio do Sesi Paraná, e que está sendo realizado no Parque Internacional de Exposições de Maringá.

O programa já funciona na Escola Municipal Otávio Peixoto, de Maringá, e atende 70 alunos. De acordo com o secretário de Educação do município, Manoel Gomes, após a implantação, os estudantes passaram a demonstrar mais interesse pelos estudos e pela busca de informações. “Tudo que é novo desperta o interesse dos alunos. Eles sentem-se mais motivados a prosseguir os estudos e vêem perspectivas para o futuro”, comenta. A previsão para o próximo ano é que o projeto seja implantado em mais quatro escolas de Maringá.

Em Apucarana, 300 alunos de três escolas municipais de distritos rurais participam do Escola Indústria Itinerante. O prefeito Valter Pegorer considera a parceria com o Sesi/Senai enriquecedora, pois “sozinha, a prefeitura não teria oportunidade de propiciar toda estrutura e formação profissional aos estudantes”. Sete empresas de Apucarana também aderiram ao projeto.

O vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Walter Martins Pedro, que representou o presidente Rodrigo da Rocha Loures na cerimônia de assinatura do convênio, ressalta a interação entre o Sesi e o Senai na formação dos profissionais. “Não adianta uma empresa ter grandes máquinas e a tecnologia mais recente se não houver quem as opere. O que conta, neste caso, é a formação humana.”

Segundo o superintendente do Sesi, José Antônio Fares, o Sesi tem investido substancialmente na educação. “A fórmula é investir em projetos baratos, que sejam de fácil aplicação e que atinjam o maior número de pessoas”. O diretor de operações do Senai, Luiz Henrique Bucco, acredita que a parceria com o Sesi é uma maneira a mais de atender aos setores que necessitam de formação. “O Senai entra com a capacitação técnica e tecnológica e, o Sesi, com a formação voltada para valores e empreendedorismo”, resume.

Além das atividades do projeto Sesi/Senai – Escola Indústria Itinerante, a Prefeitura de Apucarana encontrou uma nova forma de incentivar os alunos a prosseguir os estudos. No município, os alunos que participaram do programa e terminaram a 8ª série agora estão cursando cursos de Aprendizagem do Senai, com o patrocínio do município.

“Muitos estudantes da área rural não têm perspectiva de futuro, mas os que participam do projeto já visam novos horizontes. Alguns deles, inclusive, já foram encaminhados como menores aprendizes para o mercado de trabalho”, afirma Pegorer.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR