Institucional > FIEP

Profissionalização

Senai capacita mais de 250 trabalhadores de Cascavel

Senai capacita mais de 250 trabalhadores de Cascavel

Funcionários de 15 empresas do APL de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas recebem treinamentos específicos nas áreas em que atuam

O Senai Paraná vai capacitar até o fim do ano mais de 250 trabalhadores de 15 empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas de Cascavel e região Oeste. Os funcionários estão recebendo desde agosto passado treinamentos específicos nas áreas em que atuam conduzidos por técnicos do Senai Cascavel.

A iniciativa faz parte das ações da 3ª edição do Programa de Apoio a Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), instituído em 1998 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae Nacional e que visa oferecer apoio a projetos setoriais e APLs. No Paraná, a articulação do programa é feita pelo IEL.

Dividido em cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, o programa contempla aulas práticas e teóricas. No total, são 11 capacitações técnicas, montadas de acordo com a escolha dos próprios empresários que levantaram as principais necessidades de formação profissional para seus funcionários.
De acordo com o coordenador da área de educação do Senai Cascavel, Dílson Ledur, o programa atende desde auxiliares de produção a supervisores e encarregados. “A capacitação atende todos os níveis hierárquicos das empresas. Temos até alguns empresários participando dos treinamentos para se aperfeiçoarem”, destaca.

Entre as capacitações ofertadas, os cursos de Solidworks Básico, Solidworks Detalhamento, Solidworks Avançado, Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico, Metrologia, Noções Básicas de Eletricidade e Mecânica Industrial, Soldador, Operador de Máquinas (Corte e Dobras de Chapas), Defeitos Gasosos de Fundição, Influência da Composição das Areias em Acabamento de Peças, e Tratamento Térmico em Peças de Aço e Ferro Fundido.
Todas as aulas acontecem na unidade do Senai Cascavel. Nesta segunda-feira (22) iniciam as turmas para o curso de Noções Básicas de Eletricidade e Mecânica Industrial.

Procompi
As ações do Procompi para o APL de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas começaram em fevereiro deste ano. Desde então foram realizados o planejamento estratégico do setor, curso de liderança e gestão financeira, diagnóstico empresarial e uma visita técnica à Feira Metalurgia 2008, em Joinville.  Além das capacitações técnicas, que ocorrem até dezembro, estão programadas ainda uma Clínica Tecnológica de 30 de setembro a 3 de outubro e uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) de 10 a 14 de novembro, com palestras de segurança e saúde para o trabalhador.

Mais informações: (45) 3220-5400 / (45) 3035-7880

About Author