Sesi PR capacita vereadores para utilizar indicadores socioeconômicos

Parlamentares serão orientados a utilizar o Portal ODM, ferramenta que reúne indicadores sociais, econômicos e ambientais dos 5.564 municípios brasileiros

Vereadores e representantes das Câmaras Municipais serão capacitados para trabalhar com indicadores socioeconômicos e com base nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O treinamento é um dos objetivos da parceria firmada entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) Paraná e União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), na última semana, em Curitiba.

Todos os indicadores estão reunidos no Portal ODM, (www.portalodm.com.br), ferramenta que reúne indicadores sociais, econômicos e ambientais dos 5.564 municípios brasileiros. Os ODM são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos.

“Vamos fornecer subsídios para que os vereadores possam analisar se a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Plano Pluri Anual (PPA), e Lei Orçamentária Anual (LOA) estão contemplando as ações para o alcance dos ODM em seu município”, afirma o diretor superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares.

Na avaliação do presidente da Uvepar, Bento Batista da Silva, a parceria será fundamental para garantir que os vereadores se qualifiquem tecnicamente e, ao mesmo tempo, contribuam de forma mais enfática para o cumprimento dos 8 Objetivos do Milênio.

“Os indicadores econômicos possibilitarão o acesso a informações extremamente relevantes sobre o Paraná. Estes dados serão cruciais para garantir que os vereadores conheçam melhor a realidade dos municípios, ganhando uma ferramenta importante para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços que prestam à população”, diz Silva.

Segundo Fares, o Portal ODM traz informações analisadas e qualificadas para que os vereadores possam desempenhar seu papel de guardiões da aplicação dos recursos públicos em benefício da comunidade. “Os vereadores podem ser os nossos parceiros, pois têm o poder de mobilização da comunidade local”, acrescenta.

Luciana Brenner, coordenadora executiva do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Portal, acredita que os indicadores são indispensáveis para o bom conhecimento da realidade local. “Os ODM fazem parte de uma agenda internacional de desenvolvimento. É importante que os gestores municipais e os vereadores foquem suas estratégias no desenvolvimento e suas atividades nos Objetivos do Milênio”, destaca.

About Author